“Autoimagem é quem ou o que nós pensamos ser. Nossos traços físicos e psicológicos, nossas qualidades e imperfeições,nossas possibilidades e limitações, nossas forças e fraquezas… “ É a forma como eu me vejo, não só fisicamente, mas emocional, social, cognitivamente e nos diversos papéis que todos nós exercemos.
É fundamental a conscientização de que a autoimagem é, inicialmente, criada a partir do olhar do outro sobre nós, assim como também é fundamental que saibamos (re)criar um novo olhar sobre nós mesmos, agora, adultos, sendo capazes de discernir e de fazer ponderações sobre quem somos e o que podemos nos tornar.
Faça um raio x de suas características, elencando o que você gostaria de ser, como se enxerga, o que as pessoas dizem, pontos positivos e negativos da aparência ou personalidade e tudo mais relacionado a sua autoimagem. Esse mapeamento pode ajudar a definir objetivos, além de mostrar onde você está se cobrando mais.
Uma boa autoestima nos leva a socializar e construir relações saudáveis, afeta a nossa carreira e trabalho positivamente, nos da autoconfiança para assumir riscos, além de nos tornar mais assertivos. No fundo, uma autoimagem positiva acaba gerando um senso interno de segurança.
Autoimagem é a representação mental da aparência física. Ela é formada a partir de estímulos externos que surgem na relação do indivíduo com o meio e consigo mesmo. Essa imagem corporal está em constante transformação, dá suporte para a individualidade e para o desenvolvimento da identidade.
30 curiosidades que você vai gostar
A autoimagem é, basicamente, o que você conhece de si mesmo. E ela é grande responsável por aumentar ou diminuir a nossa autoestima. São vários os pontos que a autoimagem trabalha, tanto psicológicos como físicos. Por isso, a nossa imagem pessoal depende muito da forma como nos enxergarmos.
7 exercícios para você fazer as pazes com sua imagemTerapia do espelho. Como funciona. ... O diário do elogio. Como funciona. ... Crie um momento para pensar apenas em si. Como funciona. ... Pratique a autoaceitação diariamente. ... Aplique o humor no dia a dia. ... Desapegue do controle constante na rotina. ... Pratique fazer coisas que te deixem bem.
Ter uma autoestima profissional elevada é ser capaz de reconhecer suas habilidades, valorizar seu potencial e acima de tudo, confiar em si mesmo. Segundo a psicóloga social Carol S. Dweck, a opinião que você forma a respeito de si mesmo afeta de modo significativo a maneira como você leva sua vida.
Por exemplo, uma pessoa pode ter apreço por si mesma por tirar notas boas ou receber muitos elogios por seu trabalho. Na visão dela, esse lado produtivo é um de seus melhores atributos. A autoimagem, a maneira como ela se vê, é extremamente positiva em relação a esta característica.
O que o salmo 01 quer nos dizer?
O que é uma religião politeísta?
Qual o tipo de contrato de trabalho previsto na Lei 9.601 1998?
Quais as vantagens de ter um consumo consciente?
Como baixar a ansiedade rapidamente?
Como faço para saber se estou sendo processado?
Quais são os principais problemas ambientais da região Sudeste?
Quais os pensamentos de Pitágoras?
O que é argumentação explique?
O que o anjo falou para Hagar no deserto?
Qual o evento da RAIS no eSocial?
Quando é necessário retirar as amígdalas?
Quais são as características de uma ligação iônica?
Quais são os setores de uma grande indústria que podem ser terceirizados?