A radiação ultravioleta é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. O nome significa mais alta que violeta, pelo fato de que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto e maior frequência.
Trata-se de um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda de 200 a 400 nm e de frequência maior que a luz visível (daí o nome ultravioleta, pois o violeta é a cor de maior frequência que a visão humana consegue enxergar).
Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.
Os raios UVC são extremamente lesivos a pele humana, podendo causar efeitos mutantes e cancerígenos, mas a grande parte desses raios é retida na camada de ozônio, apenas uma pequena quantidade é capaz de atingir os homens. Os raios UVB são responsáveis por queimar, manchar e descamar a pele.
UVA e UVB são dois tipos de raios ultravioleta nocivos à saúde. O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. ... Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.
35 curiosidades que você vai gostar
A radiação infravermelha possui maior comprimento de onda que a ultravioleta e, por isso, sua energia é menor, penetrando muito na pele. ... A radiação UV se divide em três faixas de energia distintas: UVA (320 nm a 400 nm), UVB (290nm a 320 nm) e UVC (200 nm a 290 nm). Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC.
O dióxido de titânio bloqueia tanto os raios UVA quanto os UVB, protegendo a pele completamente. Como esse elemento é aplicado diretamente nos fios, seu efeito não diminui com as lavagens das roupas, pode confiar! O Fator de Proteção Solar dos protetores em creme bloqueiam apenas os raios UVB.
A exposição frequente e intensa à radiação UVB pode causar lesões no DNA, diminuindo a resposta imunológica da pele. Além de aumentar o risco de mutações fatais que levam ao câncer de pele, a radiação UVB ainda reduz a probabilidade de uma célula maligna ser reconhecida e destruída pelo sistema imunológico da pele.
Os responsáveis pelas queimaduras são os raios UVB (Burning = Queimadura) que acabam sendo prejudiciais porque atingem em cheio a primeira camada da pele, chamada epiderme. Esses são os raios que ficam mais intensos no verão entre as 10h e 16h, por isso os chamados “torrões” são mais intensos nessa época e horários.
Como tirar mancha de molho de tomate do tapete?
Como preparar o caroço de abacate para esporão?
Como tirar manchas de café de carpete?
Como aceitar cartão de crédito usando apenas o celular?
Como apresentar PowerPoint pelo celular?
Como colocar cartão Google Play?
Como fazer para tirar fotos do Power Point?
Como responder teste no Instagram?
O que fazer para tirar cola do sofá?
O que responder no comentário?
Como finalizar um ofício de resposta?
Como mandar um oi no WhatsApp?
Como responder uma atividade em PDF e enviar?
Como sair do editor de texto do git?
Como é uma resposta discursiva?