Práticas Edáficas: Tecnologias utilizadas para melhorar a fertilidade e as condições morfológicas do solo na fase de plantio e condução da lavoura, possibilitando um crescimento rápido e sadio das plantas que promovem uma maior cobertura e proteção do solo contra a chuva.
Práticas Edáficas:
controle de queimadas, calagem, adubação (orgânica e verde), aumento da produção vegetal, adequação da cultura ao tipo de solo.
Práticas conservacionistas: aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além de controlar a erosão, contribuem para manter ou até mesmo aumentar a fertilidade do solo. Práticas vegetativas: são aquelas que utilizam a vegetação para a proteção do solo contra os efeitos da erosão.
5.2.2 Práticas de caráter edáfico
São práticas conservacionistas que visam a melhoria da fertilidade do solo através da correção da acidez, uso de adubação verde, adubação química e adubação orgânica. Todas proporcionam melhor cobertura vegetal do terreno, diminuindo, portanto as perdas de solo e água.
As técnicas conservacionistas mais utilizadas são adubação mineral, plantio em nível, adubação orgânica, pastagem, reflorestamento, adubação verde, sistemas de culturas, calagem, controle de queimadas, cobertura morta, rotação de cultura, pastagens, cordões de vegetação permanente, cultivo mínimo e plantio direto.
41 curiosidades que você vai gostar
No manejo conservacionista são utilizadas práticas agrícolas de baixo impacto, como o plantio direto – alternativa que permite produzir com o mínimo de revolvimento do solo e auxilia no controle da erosão – o cultivo de gramíneas e leguminosas para proteger o solo, e a rotação e consórcio de culturas, além do uso de ...
A erosão pode ser controlada, ainda, pela construção, via cortes e aterros, de estruturas artificiais que minimizam a velocidade das enxurradas, como, por exemplo, nos canais de escoamento, nas bacias de captação, no terraceamento.
As práticas de caráter edáfico são aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além do controle da erosão, mantêm-se ou melhoram a fertilidade do solo. ... A manutenção de cobertura adequada no solo é um dos princípios básicos para a sua conservação.
Existem, assim, dois tipos de terraços, classificados conforme a capacidade de retenção ou não de água: o de armazenamento e o de drenagem. Os terraços de armazenamento, também chamados de terraços de infiltração ou de nível, são aqueles construídos para reter a água das chuvas, permitindo a sua infiltração no solo.
É o uso de plantas (normalmente leguminosas) para serem incorporadas ao solo, com a finalidade de melhorá-lo.
Adubação verde.Adubação orgânica.Culturas em faixas e cordões de vegetação.Cobertura morta.Curvas de nível.Distribuição racional dos caminhos.Preparo e plantio em contorno para o controle da erosão.Preparo do solo.
Quais são as causas e os principais tipos de degradação do solo?Erosão. A erosão é um processo natural, que pode ser intensificado pela atividade humana. ... Lixiviação. A lixiviação é responsável por causar a infertilidade do solo. ... Compactação do solo. ... Salinização. ... Laterização. ... Desertificação. ... Acidificação. ... Plantio Correto.
TIPOS DE TERRAÇOS
Os terraços podem ser classificados quanto à função que exercem, à largura da base ou faixa de terra movimentada, ao processo de construção, à forma do perfil do terreno e ao alinhamento. Quanto à função, podem ser de retenção ou infiltração (em nível) ou de escoamento (em gradiente).
A técnica do terraceamento é dividida em dois tipos conforme a sua função e utilidade: o terraço de armazenamento e o de drenagem. Os terraços de armazenamento são os mais construídos para a elaboração de canais que provoquem a infiltração da água no terreno.
a) Terraço em nível (de retenção, absorção ou infiltração) 14 Page 15 Deve ser construído com o canal em nível e suas extremidades bloqueadas, interceptando a enxurrada e promovendo a infiltração da água oriunda do escoamento superficial. Este tipo de terraço é recomendado para solos com até 12% de declividade.
Os terraços de drenagem e canais escoadouros são estruturas hidrológicas relativamente simples na forma de canais abertos. Pelo fato de serem estruturas simples, de vazão e risco de falha relativamente baixos, não há necessidade de muita sofisticação para o seu dimensionamento.
- Alternância das capinas: consiste em se capinar (nas lavouras plantadas em nível) rua sim, rua não. Na capina seguinte, o processo é invertido, fazendo-se a capina nas ruas não trabalhadas da primeira vez e assim sucessivamente.
Essa correção é chamada de calagem, que é realizada com a aplicação de calcário no solo. Uma vez que, a aplicação de calcário no terreno é capaz de reagir com o solo e diminuir sua acidez e deixa-lo em condições mais adequadas para realização do plantio.
Uma alternativa de contenção deste processo erosivo seria a utilização de paliçadas de madeira ou bambu, que são utilizadas tanto para conter as paredes da ravina como para reduzir a velocidade de escoamento superficial da água, contribuindo para a retenção dos sedimentos transportados.
Outras técnicas também são utilizadas para amenizar os efeitos erosivos, como o terraceamento (técnica de construir terraços, degraus nas encostas dos morros), o cultivo em curvas de nível (cultivos alternados nas diferentes altitudes dos morros), o plantio associado de culturas que expõem menos o solo, etc.
O método de cultivo apresentado na imagem é o de terraceamento, também chamado de curvas de nível. Essa prática agrícola visa dificultar a erosão laminar causada pela água das chuvas ou da irrigação, isso porque é retirada a declividade do terreno a partir da formação de terraços (degraus) no relevo.
Independente do sistema de produção e da região, a agricultura conservacionista segue três preceitos fundamentais: a redução ou supressão de mobilização de solo; a manutenção de resíduos culturais na superfície do solo; e a diversificação de espécies, em rotação, consorciação e/ou sucessão de culturas.
Principais Técnicas de ConservaçãoAnálise do solo.Plantio em nível.Rotação de culturas.Adubação verde.Plantio direto.Explorar sinergias.
Atualmente, existem três formas principais de se manejar o solo agrícola: o manejo convencional (ou químico), o orgânico por substituição de insumos e o agroecológico. No sistema de manejo convencional, o solo é considerado somente como suporte físico para as plantas.
A função do terraço é a de reduzir o comprimento da rampa, área contínua por onde há escoamento das águas das chuvas, e, com isso, diminuir a velocidade de escoamento da água superficial.
Como faço para ter mais força no agachamento?
Como selecionar duas feições no QGIS?
Como cortar uma imagem no Adobe Photoshop?
Como copiar todos os anexos do Outlook?
Onde encontramos a presença de Deus?
Como selecionar textos não consecutivos no Word?
Como selecionar todos os objetos do mesmo layer?
Como selecionar várias fotos no drive?
O que é semear a palavra de Deus?
Como semear semente grama batatais?
Como selecionar tabelas no MySQL?
O que a Bíblia diz sobre vaso?
Como eu faço para sair dos grupos do Facebook?
Onde ficam as cabras nas fazendas?