Práticas conservacionistas: aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além de controlar a erosão, contribuem para manter ou até mesmo aumentar a fertilidade do solo. Práticas vegetativas: são aquelas que utilizam a vegetação para a proteção do solo contra os efeitos da erosão.
As técnicas conservacionistas mais utilizadas são adubação mineral, plantio em nível, adubação orgânica, pastagem, reflorestamento, adubação verde, sistemas de culturas, calagem, controle de queimadas, cobertura morta, rotação de cultura, pastagens, cordões de vegetação permanente, cultivo mínimo e plantio direto.
As práticas conservacionistas podem ser divididas em: edáficas, vegetativas e mecânicas, conforme se utilizem modificações nos sistemas de cultivo, na vegetação, ou se recorra à construção de estruturas de terra para a contenção do escoamento superficial, respectivamente.
Conheça algumas técnicas de manejo do solo:Preparo convencional. Inverte a camada arável do solo, utilizando o arado. ... Preparo mínimo. Utiliza implementos sobre os resíduos deixados no solo pela cultura anterior, com o revolvimento mínimo necessário para o cultivo seguinte.Plantio direto. ... Plantio semi direto.
Independente do sistema de produção e da região, a agricultura conservacionista segue três preceitos fundamentais: a redução ou supressão de mobilização de solo; a manutenção de resíduos culturais na superfície do solo; e a diversificação de espécies, em rotação, consorciação e/ou sucessão de culturas.
29 curiosidades que você vai gostar
A agricultura de conservação, ou simplesmente agricultura conservacionista, reúne um complexo de tecnologias que apresentam caráter sistêmico para preservar e restaurar ou recuperar os recursos naturais por meio do manejo integrado do solo, da água e da biodiversidade compatibilizados com o uso de insumos externos.
O Plantio Direto é a técnica de semeadura na qual a semente é colocada no solo não revolvido (sem prévia aração ou gradagem leve niveladora) usando semeadeiras especiais. Um pequeno sulco ou cova é aberto com profundidades e larguras suficientes para garantir a adequada cobertura e contato da semente com o solo.
Atualmente, existem três formas principais de se manejar o solo agrícola: o manejo convencional (ou químico), o orgânico por substituição de insumos e o agroecológico. No sistema de manejo convencional, o solo é considerado somente como suporte físico para as plantas.
Boas Práticas de Manejo Dessecação antecipada: ... Uso de sementes certificadas: ... Uso de tratamento de sementes com inseticidas: ... Adoção de áreas de refúgio estruturado: ... Controle de plantas daninhas voluntárias: ... Monitoramento da ocorrência de pragas na lavoura e controle de insetos:
Sendo que para um manejo adequado do solo é necessário considerar suas propriedades físicas (aeração, retenção de água, compactação, estruturação), químicas (reação do solo, disponibilidade de nutrientes, interações entre estes) e biológicas (teor de matéria orgânica, respiração, biomassa de carbono, biomassa de ...
Práticas Mecânicas: Tem como objetivo evitar o escorrimento da água da chuva pelo terreno, chamado de enxurrada, conduzindo o excesso de água por meio de terraços ou valetas, para locais protegidos com vegetação, bacias de retenção, onde será armazenada até sua infiltração, evaporação ou, ainda, ser utilizada por ...
A erosão pode ser controlada, ainda, pela construção, via cortes e aterros, de estruturas artificiais que minimizam a velocidade das enxurradas, como, por exemplo, nos canais de escoamento, nas bacias de captação, no terraceamento.
5.2.2 Práticas de caráter edáfico
São práticas conservacionistas que visam a melhoria da fertilidade do solo através da correção da acidez, uso de adubação verde, adubação química e adubação orgânica. Todas proporcionam melhor cobertura vegetal do terreno, diminuindo, portanto as perdas de solo e água.
No manejo conservacionista são utilizadas práticas agrícolas de baixo impacto, como o plantio direto – alternativa que permite produzir com o mínimo de revolvimento do solo e auxilia no controle da erosão – o cultivo de gramíneas e leguminosas para proteger o solo, e a rotação e consórcio de culturas, além do uso de ...
Quais são as causas e os principais tipos de degradação do solo?Erosão. A erosão é um processo natural, que pode ser intensificado pela atividade humana. ... Lixiviação. A lixiviação é responsável por causar a infertilidade do solo. ... Compactação do solo. ... Salinização. ... Laterização. ... Desertificação. ... Acidificação. ... Plantio Correto.
São elas:Dessecação pré-plantio.Sementes certificadas.Tratamento de sementes.Refúgio Agrícola.Controle de plantas daninhas.Monitoramento de pragas.
Dessa forma, o manejo da resistência deve ser levado em consideração, onde uma das principais práticas indicadas é a rotação de modos de ação de inseticidas, evitando com que haja seleção de insetos resistentes ao longo do tempo.
O Plano de Manejo de uma UC envolve três aspectos centrais: Diagnóstico, Planejamento Estratégico e Zoneamento, Programas de Manejo.
O manejo do solo é o conjunto de todas as práticas aplicadas a um solo visando a produção agrícola. Inclui operações de cultivo, práticas culturais, práticas de correção e fertilização, entre outras (Figura 2). cultivo mínimo, o plantio direto, entre outras práticas conservacionistas.
O manejo adequado do solo deve contribuir para a disponibilidade de água e nutrientes para as plantas, promover a infiltração de água no solo, evitar processos erosivos e lixiviação de nutrientes. Isso, irá auxiliar no bom desempenho das plantas.
O SPD consiste num conjunto de práticas agrícolas baseado em três princípios fundamentais: ausência de revolvimento do solo, cobertura do solo e rotação de culturas.
Veja quais são os pilares do SPD: mínimo ou não revolvimento do solo; manutenção da cobertura do solo (cobertura morta); rotação de culturas – rotação, sucessão e/ou consórcio de outras culturas de espécies diferentes.
Como vimos, a grande diferença entre plantio convencional e plantio direto é que o primeiro exige a preparação do solo de forma mais intensiva, enquanto o segundo é conservacionista, mantendo a cobertura morta sobre o terreno.
Segundo o Dicionário Aurélio, agricultura é o cultivo do solo, por meio de procedimentos, métodos e técnicas próprias, que buscam produzir alimentos para o consumo humano, como legumes, cereais, frutas e verduras, ou para serem usados como matérias-primas na indústria.
O que é o Zoneamento Agrícola de Risco Climático? O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) é um estudo que identifica regiões e épocas de menor risco climático para o plantio e semeadura das culturas.
Quais são os fatores que influenciam no processo de cicatrização?
O que são fármacos radioativos Quais suas aplicações?
São exemplos de recursos intangíveis?
Como entrar na BIOS do Chromebook HP?
Como fazer a cor ciano com tinta de parede?
O que é o vértice da parábola?
Quais são os planos de assinatura do Google Drive?
O que melhor define o estoque?
Qual é o signo mais caloteiro?
Qual a diferença do colágeno hidrolisado para o não hidrolisado?
Porque o papagaio é o único animal que fala?
Qual maior responsável pela ocorrência de silicose?
Como aumentar o QI de uma pessoa?
Quais as doenças consideradas comorbidades para tomar vacina?
Como fazer título e subtítulo ABNT?
Qual o melhor casal de animes?