Polímeros são moléculas grandes (macromoléculas) compostas pela união de várias moléculas pequenas, denominadas de monômeros. Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização.
Geralmente são subdivididos em Termoplásticos, Termofixos, Elastômeros (borrachas) e Fibras. Tal subdivisão não é exclusividade da classe dos sintéticos, sendo que os naturais também podem ser divididos nesses grupos. Os polímeros sintéticos podem ser encontrados numa ampla variedade de produtos.
Este fato pode ser aplicado aos polímeros, que apresentam uma forte presença de ligações covalentes, mas também de ligações secundárias. ... Os polímeros são substâncias que apresentam ligações em cadeia entre átomos de carbono com outros elementos químicos.
Em química, um oligômero ou oligómero consiste de um finito número de unidades de monômeros (ολιγος, ou oligos, é a palavra grega para "uns poucos"), em contraste a um polímero o qual, ao menos em princípio, consiste de um número não limitado de monômeros.
Em química, um monômero ou monómero (do grego "mono", "um" e "meros", "parte") é uma pequena molécula composta por um único mero, que pode ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros. Exemplos de monômeros são os hidrocarbonetos, derivados do petróleo, dos tipos alcanos e alcenos.
Em resumo, o que difere os elastômeros dos outros polímeros é sua capacidade de deformação e retorno ao tamanho original. De maneira simplificada, podemos assumir que o látex natural extraído da Hevea brasiliensis é uma emulsão de partículas coloidais polidispersas suspensas em um meio aquoso [1].
De maneira geral, os polímeros são atacados por solventes orgânicos que apresentam estrutura similar a eles. Ou seja: similares diluem similares. O espaço entre as macromoléculas do polímero é relativamente grande. Isso confere baixa densidade ao polímero, o que é uma vantagem em certos aspectos.
Sendo originado através da junção de duas palavras gregas, poli (muitas) e meros (partes), os polímeros tratam-se de macromoléculas formadas por unidades menores denominadas monômeros.
POLÍMEROS SINTÉTICOS: Com a necessidade de imitar os polímeros naturais, surgiram os polímeros sintéticos que são produzidos artificialmente pelo processo de síntese.
Enormes e totalmente emaranhadas (Figura 1). A palavra polímero tem origem no grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Trata-se se uma molécula gigantesca (por isso é conhecida como macromolécula) que é produzida através da união em sequência de uma molécula menor (monômero, do grego mono – um).
Por exemplo, o isopor que utilizamos diariamente é também chamado de poliestireno, e trata-se se um polímero feito a partir das moléculas de uma substância orgânica chamada estireno. É como se fosse um lego: você pega o estireno e vai colocando um atrás do outro até que forme um “cordão de estirenos” (chamamos esse “cordão” de cadeia polimérica).
Qual a importância do planejamento empresarial *?
Qual foi o videogame mais vendido?
Como fazer a limpeza de uma imagem sacra?
Qual é o valor do salário mínimo em Cuba?
Quantos copos de 200ml cabem em 5 litros?
Quais são os elementos que excluem o dever de indenizar?
Quanto tempo dura o curso de finanças?
Quando a aliança deixa o dedo preto?
Qual a importância da pecuária para a economia brasileira?
O que é relação de causalidade no Direito Penal?
Quem tem hipertrofia pode fazer caminhada?
O que são os indicadores educacionais?
O que quer dizer prestar declarações?
Qual a diferença entre o fusível e o disjuntor?