São vocábulos usados em outras épocas cujo uso passou a ser desnecessário na atualidade, perdendo a sua razão de existir, ou cujo uso foi substituído por vocábulos sinônimos, mais adequados ao mundo atual. Apesar disso, ainda se encontram dicionarizados.
O arcaísmo linguístico é encontrado na fala que contém traços fonéticos, morfológicos, sintáticos e léxicos que são conservadores e antigos na língua. Exemplos de palavras dicionarizadas e expressões que são consideradas como arcaísmos: "Quiçá" (formado por alteração do antigo "qui sabe?"), substituído por "talvez".
Palavras que hoje são usuais para nós, no futuro fatalmente se tornarão arcaísmos, e os que hoje existem, antigamente foram palavras usuais.
...
ArcaísmoCeroula (cueca)Vosmecê (você)Outrossim (também)Quiçá (talvez)À guisa de (à maneira de)Apalermado (bobo)Magote (grande quantidade)
O arcaísmo consiste no emprego de palavras ou expressões cuja utilização seja menos frequente na modalidade escrita e na modalidade oral.
Significado de Arcaico
adjetivo Que se pode referir a épocas antigas; que lembra tempos remotos; que faz parte do que é antigo; antigo. [Por Extensão] Que já não se encontra em uso; antiquado ou obsoleto: opinião arcaica. Que pode ser considerado fora de moda: tendência arcaica.
25 curiosidades que você vai gostar
O português arcaico apresenta uma série de características linguísticas, representadas na documentação escrita remanescente, que fundamenta a oposição entre o português arcaico e o moderno, para outro designado como clássico.
Além disso, essa variação documentada fornece dados significativos para o processo histórico de mudança da língua e para melhor apreensão e compreensão de variantes que persistiram para além do período arcaico e até hoje permanecem em variantes, sobretudo, mas não apenas, regionais do português.
São vocábulos usados em outras épocas cujo uso passou a ser desnecessário na atualidade, perdendo a sua razão de existir, ou cujo uso foi substituído por vocábulos sinônimos, mais adequados ao mundo atual. Apesar disso, ainda se encontram dicionarizados.
Como exemplos de preciosismos, além de usar palavras difíceis em qualquer contexto, existem os empregos do pronome oblíquo, mesóclise e também o uso do mais-que-perfeito do indicativo, que, respectivamente, são: Vocês o conhecem?; Falar-lhe-ei a teu respeito; Eu levara meu cachorro pra passear, quando fui assaltada.
Qual competência predomina no concurso de jurisdições de diversas categorias?
Como calcular a corrente de um transistor?
Qual o melhor exame para detectar câncer de pulmão?
Como calcular o grau de dissociação de uma base?
Quem canta Coelhinho da Páscoa?
Como calcular a abundância relativa de um elemento?
Como diagnosticar doença inflamatória pélvica?
Como se despedir de uma pessoa que morreu?
Como se escreve a palavra sessão de cinema?
Qual a forma correta de lavar lingerie?
Por que não dar nome a emoções?
O que é promovido no trabalho?
Como se desenvolveu o sistema de proteção social?
O que significa a palavra colherada?