Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).
Tipos de LigamentosLigamentos multissegmentares: formados pelo ligamento longitudinal anterior, ligamento longitudinal posterior e ligamento supra espinhoso.Ligamentos segmentares: formados pelo ligamento interespinhoso, ligamento amarelo, ligamento intertransverso, ligamento iliolombar (lombossacro).
Os ligamentos conectam os ossos a outros ossos e tendões conectam músculos aos ossos. E o ponto onde o osso se articula e encontra-se com o outro é chamado articulação. Agora, existem diferentes tipos de articulações encontradas em todo o corpo.
Tendões musculares conectam os músculos aos ossos, sendo formados por tecido conjuntivo denso, cuja organização em paralelo suporta forças tensionais unidirecionais.
Ligamentos multissegmentares: formam-se pelo ligamento longitudinal anterior, ligamento longitudinal posterior e ligamento supra espinhoso. Ligamentos segmentares: formam-se pelo ligamento interespinhoso, ligamento amarelo, ligamento intertransverso, ligamento iliolombar (lombossacro).
44 curiosidades que você vai gostar
Ligamento é um feixe de tecido fibroso, formado por tecido conjuntivo denso modelado, e é mais ou menos comprido, largo e robusto, de forma aplanada ou arredondada, que une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação (ligamento articular) ou mantém no seu local fisiológico habitual um órgão interno (ligamento ...
Temos como principais ligamentos anatômicos da coluna: Ligamento Flavo, Ligamento Longitudinal Posterior e Ligamentos Inter e Supraespinhal.
Os ligamentos ficam ao redor das articulações e as mantêm juntas. Eles ajudam a fortalecer e estabilizar as articulações, permitindo movimentos somente em determinadas direções. Os ligamentos também ligam um osso ao outro (como no interior do joelho).
É o masseter, o músculo responsável pela pressão que aplicamos durante a mastigação. O título se explica pelo fato de termos que exercitá-lo diversas vezes ao longo do dia, afinal, sempre que comemos e falamos, estamos botando-o para malhar. E, quanto mais exercício, mais força ele acumula.
A articulação é sustentada por um conjunto de ligamentos do tornozelo: o ligamento colateral medial ou ligamento deltóide, e o ligamento colateral lateral.
Conforme falamos anteriormente, o joelho possui 4 ligamentos principais: ⦁ Ligamento cruzado anterior (LCA). ⦁ Ligamento cruzado posterior (LCP). ⦁ Ligamento colateral medial (LCM).
É o ligamento responsável pela transmissão da força da musculatura da coxa, permitindo o movimento de extensão do joelho (movimento de esticar). Quando ocorre lesão extensa ou completa deste ligamento, é necessário tratamento cirúrgico. O ligamento anterolateral do joelho pode ser lesado em conjunto com o LCA.
No joelho, existem quatro ligamentos: os cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL).
Uma das mais temidas lesões no meio esportivo, a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) se dá pela entorse do joelho e pode levar, na maioria das vezes, a cirurgia. “A principal função do LCA é de estabilizar o joelho contra as rotações e contra a anteriorização da tíbia (osso da perna)”, explica Lacreta.
Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada. O joelho pode parecer instável como se fosse dobrar.
Consigo andar com ligamento do joelho lesado? Sim, é possível andar com o ligamento cruzado anterior lesado, principalmente após a melhora da dor que existe logo após a lesão. Porém, podem existir situações de falseio e instabilidade do joelho.
Na maioria das vezes, uma lesão nos ligamentos do joelho é causada por um grande esforço repentino. O tratamento para tal lesão, muitas vezes, é cirúrgico, seguido de alguns meses de fisioterapia e repouso, mas inicialmente pode ser necessário usar uma joelheira para evitar os movimentos do joelho.
Para indivíduos que exercem atividades de trabalho que não demandem grandes esforços físicos, o retorno ocorre, em média, após 60 dias. Pacientes trabalhadores pesados precisam de um pouco mais de tempo para o retorno: 90 dias.
Não existe regeneração do ligamento rompido quando este é o ligamento cruzado anterior. Este ligamento não se regenera ou cicatriza. O que deve ser reavaliado é o grau de instabilidade gerado pela lesão parcial deste ligamento.
De início, o tratamento para esse tipo de ruptura de ligamento não envolve cirurgia. O especialista, normalmente, recomenda o uso de anti-inflamatórios e repouso para diminuir os sintomas. A maioria tem a liberação para apoiar a perna no chão, mas um auxílio é importante para evitar outros traumas.
O ligamento talofibular anterior, o calcâneofibular e o talofibular posterior. Os mais importantes e envolvidos na entorse são os ligamentos talofibular anterior (LTFA) e ligamento calcâneofibular (LCF). Raramente ocorre ruptura do ligamento talofibular posterior (LTFP).
No pé, temos 33 articulações: articulação superior do tornozelo, articulação subtalar, articulação transversa do tarso, articulações tarsometatarsianas, articulações metatarsofalangeanas, articulações interfalangeanas.
No tornozelo, podemos identificar 2 ligamentos: complexo ligamentar externo e ligamento lateral interno.
Os ligamentos mais importantes do tornozelo são:Deltoide (o ligamento medial forte)Talofibular anterior e posterior (ligamentos laterais)Calcaneofibular (ligamentos laterais — ver figura Ligamentos do tornozelo. Essas fraturas podem ser estáveis ou instáveis. O diagnóstico é feito por radiografia... leia mais )
As lesões do ligamento deltóide ocorrem, mais freqüentemente, associadas a fraturas do tornozelo. Elas são raras como lesão isolada.
Qual a cor que combina com você?
Como saber qual cor de iluminador usar?
Quais são as Megalopoles do Brasil?
Qual foi a principal origem dessa distinção entre Ocidente e Oriente?
Como se formam as crenças limitantes?
Quantos é quais são os sentidos da corrente elétrica?
Como foram criadas as estradas?
Quando surgiu As escolas militares?
Como surgem as linhas de expressão?
Quem criou as sete ferramentas da qualidade?
Como surgiram as feiras da Idade Média?
Como se formam os sintomas na neurose obsessiva?