Homem-bom é uma expressão que designava, a partir da Idade Média, em Portugal e no Brasil colonial, membros da comunidade aldeã e das vilas que tinham certa relevância social, quer por possuírem propriedades ou outros bens, quer por exercerem ofícios não manuais.
Para alcançar a condição de “homem bom”, era necessário que o indivíduo fosse maior de 25 anos de idade, casado ou emancipado, praticante da fé católica e não possuísse nenhum tipo de “impureza racial”. Além disso, estes mesmos homens deveriam ter a posse de terras que legitimavam sua condição social distinta.
As câmaras e os vereadores
Conhecidos popularmente como “homens bons”, estes vereadores eram pessoas ricas e influentes (geralmente grandes proprietários de terras) da vila, ou seja, integrantes da elite colonial. Somente os integrantes desta elite colonial podiam ser eleitos para exercer o cargo de vereador.
Ser homem-bom significava participar das listas de eleitores que escolhiam os membros das câmaras municipais, podendo votar e ser votado. ... No Brasil Colónia, um homem-bom era, comumente, o proprietário de terra cristão-velho.
De forma geral, uma câmara municipal tinha a incumbência de controlar as rendas e gastos da administração pública do local, regulamentar as atividades comerciais desenvolvidas nos arredores da cidade, cuidar da preservação e limpeza de todo o patrimônio público e empreender a realização de obras públicas.
27 curiosidades que você vai gostar
A Câmara Municipal exerce, principalmente, funções legislativas e fiscalizadoras, participando da elaboração de leis sobre matérias de competência exclusiva do município e exercendo o controle da Administração local, principalmente quanto aos atos e as contas do Poder Executivo do Município.
A Câmara é o órgão legislativo municipal. É ela que trabalha na formulação das leis municipais, na aprovação ou veto das ações que a prefeitura deseja fazer. Além disso, cabe a ela fiscalizar as receitas e despesas do município.
Durante o Período Colonial, cabia aos "Homens Bons" o dever de governar localmente, fazendo valer as leis da Monarquia (portuguesa), coletar os impostos e resolver judicialmente disputas locais.
As câmaras eram comumente formadas por três ou quatro vereadores e um juiz, que conduziam as atividades da casa. Entre outras questões, as câmaras discutiam a realização de obras públicas, a limpeza e conservação das vias públicas, a fiscalização das feiras e mercados e outros assuntos de natureza administrativa.
Como funciona o aplicativo blá blá blá?
É normal ficar estressada antes do casamento?
É possível investir mensalmente no Tesouro Direto?
Quantas vezes posso usar o cartão BOM?
Como funciona o App StarMaker?
Qual o valor do certificado da WR educacional?
Qual é o procedimento que elimina causas das doenças profissionais no trabalho?
Como tirar bolhas do papel de decoupage?
Como retirar semente da amora?
Como corrigir calombo na nuca?
Como transformar cartão de débito em crédito Caixa?
Qual a diferença da tinta poliéster?
Por que os canos de água fazem barulho?
Como saber se o seu cabelo é oleoso?
Como pegar a carta de permanência da Unimed?
Como deixar a capinha apertada?