Cnidaria é um filo de animais exclusivamente aquáticos, agrupando os organismos conhecidos pelo nome comum de cnidários, entre os quais estão as medusas e as alforrecas, as caravelas, as anémonas-do-mar, os corais-moles e as hidras de água doce.
Os cnidários são animais diblásticos, de corpo bastante simples e que possuem duas formas de vida: pólipos e medusas. O filo Cnidaria representa animais de corpo bastante simples e que vivem em sua grande maioria em ambiente marinho.
Os cnidários apresentam formas sésseis e móveis, que recebem a denominação de pólipos e medusas, respectivamente. Atualmente são conhecidas cerca de 10.000 espécies de cnidários, sendo a maioria marinha. São exemplos de cnidários as anêmonas-do-mar e as águas-vivas.
O filo Cnidaria é representado pelas hidras, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas e corais, animais diblásticos e aquáticos, sendo que a maioria habita regiões marinhas.
O plano corporal dos cnidários apresenta duas variações: o pólipo e a medusa.
19 curiosidades que você vai gostar
Cnidários são animais invertebrados pertencentes ao filo cnidária. Eles vivem em ambientes aquáticos (normalmente no mar) e podem ser de vida livre ou sésseis (ou seja, fixos). Outra denominação para isso é a de pólipo (para os animais fixos no solo) ou medusas (para os que não são).
Cnidários (Filo Cnidaria) são animais predadores diblásticos, sendo formados por dois tecidos embrionários, ecto e endoderme. Em sua maioria, são animais de ambientes marinhos que vivem em águas rasas tropicais, mas existem alguns que vivem em águas doces.
Os corais exportam matéria orgânica e nitrogênio para seu redor,aumentando a produtividade das águas e a reprodução de muitos peixes, que servirão de alimento para o ser humano. E também podem ser utilizados na produção de esponjas de banho.
Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos.
Eles apresentam um exoesqueleto de carbonato de cálcio secretado pela epiderme do corpo do pólipo, produzindo uma taça esquelética dentro da qual o pólipo se aloja.
Apresentam sistema nervoso difuso e os produtos do metabolismo são eliminados pela boca. A locomoção ocorre através de jatos de água nas medusas e alguns pólipos locomovem-se arrastando-se lentamente ou através de cambalhotas.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos.
Tem ação neurotóxica e é capaz de paralisar os animais que entram em contato com ela. O cnidócito é uma importante célula tanto para defesa quanto a alimentação dos cnidários. O veneno presente no interior dessas células pode ser bastante perigoso para o homem.
Assim, os cnidócitos servem para a captura de alimentos ou para a defesa do animal. Quando uma presa é capturada, ela é levada até a boca do animal e chega até a cavidade digestória.
Os cnidócitos são células especializadas que atuam na defesa do animal. São os cnidócitos os responsáveis pelas famosas “queimaduras” causadas por águas-vivas, quando estas tocam a pele de banhistas. Algumas espécies, no entanto, causam muito mais do que queimaduras.
As Medusas usam seus tentáculos para atordoar suas presas antes de agarrar sobre ele e trazê-lo em sua boca. ... No entanto, as água-viva são andarilhos e se movem muito lentamente através da água, por vezes usando seus tentáculos para impulsioná-los junto.
Filo Cnidária – nos cnidários a excreção ocorre de forma semelhante aos poríferos, eliminando os rejeitos através das paredes do corpo. Contudo, sendo captado pela cavidade gastrovascular, e dessa saindo pela boca circundada por tentáculos.
Artrópodes (filo Arthropoda) são animais dotados de patas articuladas e que possuem esqueleto externo (exoesqueleto) nitidamente segmentado. Entre eles, besouros, borboletas, aranhas, camarão, centopeia e piolho de cobra. O grupo dos insetos tem a maior diversidade entre os animais, sendo os besouros os mais comuns.
b) A forma de medusa é a forma móvel dos cnidários.
Sobre o Filo Cnidaria é correto afirmar: Possuem assimetria radial. São triblásticos, com três camadas de células. Vivem somente isolados.
Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), mas esse filo também é composto pelos crustáceos (caranguejos, siris, camarões), aracnídeos (aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraias) e diplópodes (piolho-de-cobra).
O filo dos cnidários recebe este nome devido ao fato de possuírem uma estrutura denominada cnidoblasto. Trata-se de uma célula especializada, que possui características urticantes, isto é, provoca irritações semelhantes às da urtiga na pele humana.
As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).
Como a digestão ocorre no interior de células, diz-se que os poríferos apresentam digestão intracelular. Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio.
Como tirar coágulo do cérebro?
Como diluir a tinta acrilex para fazer tie dye?
Como instalar Pokémon Shield Yuzu?
Como fazer pintura com cal hidratada?
Como puxar poucos fios de cabelo na touca?
O que precisa para pintar uma caixinha de MDF?
Como instalar câmera hikvision no celular?
Como colorir de maneira uniforme?
Como é dividido o território da Grécia?
Como fizeram o som dos dinossauros em Jurassic Park?
Como colorir desenho digital no celular?
Que material é feito o tecido?
Como pintar o cabelo com corante em gel?
Como foi o primeiro voo do 14 Bis?
Como foi feito o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate?
Como o anel foi parar com Gollum?
Quando o Holocausto foi descoberto?