A estrutura do plano de contas, como você já sabe, tem 5 níveis principais: Ativos, Passivos, Custos, Despesas e Receitas. Essas categorias terão, portanto, um código de identificação com apenas um numeral, como, por exemplo: Ativos. Passivos.
Em contabilidade, o plano de contas é uma relação de códigos e de classificações usada para registrar as atividades de uma empresa, que serve de base para estruturar relatórios contábeis como o balanço patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Para ser um nível de resultado, a conta não pode ser do Ativo, Passivo, Receita e nem de Despesa. Deve-se colocar a conta do nível correto no campo de Apuração neste mesma tela, em seguida desfaça o encerramento do exercício e encerre novamente.
As contas contábeis constituem-se representações escrituradas de bens, direitos, obrigações, capital, reservas, etc. de uma entidade. ... As contas ativas registram bens e direitos, como numerário (caixa), valores bancários (contas de movimento), clientes (duplicatas a receber), imóveis (terrenos e edificações), etc.
O Plano serve como base para que a contabilidade norteie seus trabalhos de registros dos fatos a atos referentes à organização, chamado de escrituração contábil. Um plano de contas deve ser completo, bem estruturado, condizente com as normas e preceitos contábeis aceitos.
Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado.
No plano referencial, a conta “Resultado do Exercício” é sintética, pois representa o resultado da diferença entre as receitas e despesas do período.
Este registro tem o objetivo de identificar as contas contábeis utilizadas pelo contribuinte em sua Escrituração Contábil, relacionadas às operações representativas de receitas, tributadas ou não, e dos créditos apurados.
Plano de Contas Contábil - o que é, como estruturar e fazer um? Plano de Contas Contábil – o que é e como está estruturado? O Plano de Contas é essencial para o controle das finanças de uma empresa e o monitoramento do que entra e sai na mesma.
Preenchimento: Informar o Código da Conta Analítica. Exemplos: receita de venda de produtos de fabricação própria, receita de comercialização, receita de revenda de produtos importados, receita de vendas a consumidor final, etc. Registros C870 e C880.
Nível 4: Sub-contas que evidenciem o tipo de registro contabilizado, como por exemplo: Nível 1 - Ativo Nível 2 - Ativo Circulante Nível 3 - Bancos Conta Movimento Nível 4 - Banco A Abaixo, segue um exemplo bem simples de uma estrutura de plano de contas em 4 níveis:
Como saber se um imóvel usado pode ser financiado?
O que é serotonina noradrenalina e dopamina?
Como colocar a página inteira no Word?
Qual a diferença entre a ligação da fase e do retorno?
Quantos sacos de cimento faz 1m3?
Quanto tempo vai durar a Era de Aquário?
Como faço para entrar no Chat do Elo7?
Como faz para penhorar uma joia?
Qual a probabilidade de ter um filho com deficiência?