As linhas de distribuição primária transportam a média tensão até aos transformadores de distribuição localizados próximos às instalações do cliente.
A rede primária é constituída por alimentadores primários formados por linhas trifásicas, que saem de uma subestação de distribuição e seguem pelas ruas das cidades, podendo ter instalação aérea em postes ou instalação subterrânea via cabos isolados (usada normalmente nos centros das cidades).
A rede primária trabalha com uma distribuição de energia maior, com média tensão, com capacidade de sustentar uma área vasta de diversos locais, como residências e comércio. Já a secundária atua com baixa tensão, podendo sustentar um local específico.
Conjunto de estruturas, utilidades, condutores e equipamentos elétricos, aéreos ou subterrâneos, utilizados para a distribuição da energia elétrica, operando em baixa, média e/ou alta tensão de distribuição.
Na Figura 1.8, vemos três diagramas utilizados em redes de distribuição primária, a saber: sistema radial; sistema em anel; sistema radial seletivo.
44 curiosidades que você vai gostar
As redes de distribuição de energia elétrica no país possuem basicamente três tipos de linhas: de alta, média e baixa tensão.
O sistema de distribuição de energia elétrica é completado pelas redes de distribuição secundárias. Elas são conectadas às redes de distribuição primárias por transformadores de distribuição, geralmente instalados nos postes das redes aéreas.
Nos pontos de ligação com os geradores, a principal função dessa etapa é aumentar o nível de tensão da energia para centenas de volts, trazendo vantagens como a redução de corrente elétrica.
Junto às estruturas metálicas (torres) existe a chamada faixa de servidão, que é a faixa de terra necessária à construção, operação e manutenção da linha de transmissão.
Linhas de Transmissão (LT) são condutores através dos quais energia elétrica é transportada de um ponto transmissor a um terminal receptor. As linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica são exemplos típicos.
Os sistemas de distribuição, objeto deste estudo, primário opera geralmente de forma radial, e o de distribuição secundária pode operar quer em malha ou radialmente.
As “tensões secundárias” são aquelas usadas para atendimento a residências, comércios e pequenas indústrias. No link abaixo, é possível conhecer quais os níveis de tensão de fornecimento adotados em cada município.
Rede de Distribuição Aérea Convencional: É o tipo de rede elétrica mais comum no Brasil, onde os condutores elétricos não possuem isolamento e por isso essas redes estão mais vulneráveis à ocorrência de curto-circuito.
Rede de distribuição subterrânea: rede elétrica constituída de cabos e acessórios isolados instalados sob a superfície do solo, diretamente enterrados ou em dutos.
A faixa de servidão da LT corresponde a 20 m, cujo centro é o eixo da linha de transmissão, e deve ser mantida livre de construções e culturas de grande porte e/ou perenes.
O usual nesses casos é uma largura mínima de 2,5 metros.
Servidão de passagem ou de trânsito é um direito, decorrente de um ato de vontade, concedido pelo proprietário de um terreno ao(s) seu(s) vizinho(s) de transitar(em) em local estabelecido em sua propriedade, por conveniência de acesso.
A distribuição de energia elétrica no Brasil constitui-se de uma rede complexa de elementos que tem por finalidade conduzir a energia desde o local de sua produção até o lugar onde será consumida. Esse sistema conecta unidades geradoras, vias de transmissão e distribuição e consumidores finais da energia elétrica.
Os sistemas de transmissão têm a função principal de conectar a geração centralizada aos centros de carga, ou ainda, une um sistema a outro por meio de conexões formadas por linhas de transmissão e subestações.
Ao analisar o sistema, devem ser incluídos os seguintes elementos: fatores de custo; custo de transporte; custo de armazenagem; custo de movimentação e transferência; custo de manter inventário; custo de administração; outros custos. Serviço de entrega; disponibilidade dos produtos e tempo de entrega (MOURA, 1997).
As redes com tensões nominais iguais e entre 69 kV e 138 kV são denominadas Redes em AT – Alta Tensão. As redes com tensão nominal entre 1 kV e 69 kV são denominadas Redes em MT – Média Tensão (ou em Tensão Primária) e os sistemas com tensões abaixo de 1 kV formam as Redes em Baixa Tensão (ou em Tensão Secundária).
Sistemas Elétricos de Potência (SEP) são grandes sistemas de energia que englobam a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
A norma foi criada com a função de garantir qualidade nas instalações, não oferecendo riscos para trabalhadores e animais, trazendo uniformidade entre instalações e sistemas elétricos. Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.
Além das redes de subtransmissão, as distribuidoras operam linhas de média e baixa tensão, também chamadas de redes primária e secundária, respectivamente.
A energia distribuída, portanto, é a energia efetivamente entregue aos consumidores conectados à rede elétrica de uma determinada empresa de distribuição, podendo ser rede de tipo aérea (suportada por postes) ou de tipo subterrânea (com cabos ou fios localizados sob o solo, dentro de dutos subterrâneos).
Quais profissionais compõem a equipe da UTI?
Como lidar com os problemas pessoais no trabalho?
Qual o valor do Prisma 2016 automático?
O que é relacionamento intrapessoal e qual a sua importância?
Qual presidente iniciou a construção de Brasília?
O que é nome de domínio exemplos?
Qual é a diferença entre SPC e SCPC?
Quais vitaminas são boas para as unhas?
O que é recepção da bola no futsal?
Quais os componentes do sistema de lubrificação no motor de combustão interna?
Quais são as estratégias de fidelização de clientes?
Qual é o jogo mais jogado do mundo de PC?
O que uma pessoa com colesterol alto não pode comer?
Qual o valor da nova EcoSport 2018?
Quando começa a suspensão dos empréstimos consignados 2021?
Como o calor é transferido em materiais sólidos?