Os dobramentos acontecem com maior freqüência em áreas onde ocorre formação geológica sedimentar. Surgem a partir de pressões exercidas por placas litosféricas que se movem no sentido horizontal, essa força provoca o enrugamento do relevo.
“Dobramentos antigos” é uma expressão não mais usual para se referir aos crátons ou escudos cristalinos, também conhecidos por maciços antigos, ou seja, os escudos cristalinos nada mais são do que dobramentos com formação geológica antiga.
Sob o ponto de vista do tempo geológico, os dobramentos modernos são considerados de origem recente, com cerca de 250 milhões de anos desde o início de sua formação.
Os dobramentos resultam de forças laterais ou horizontais ocorridas em uma estrutura sedimentar que forma as cordilheiras. As falhas resultam de forças, pressões verticais ou inclinadas, provocando o desnivelamento das rochas resistentes.
Eles foram formados pelo movimento das placas tectônicas, durante o período terciário e por esse motivo, são também chamados de Dobramentos Terciários. O nome dobramento está associado a pressão exercida com o movimento das placas formando "dobras" no relevo.
Em geral, são compostos por rochas magmáticas (ou ígneas) e metamórficas. São exemplos de dobramentos modernos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest.
Quais são as doenças causadas?
Como igualar a cor da pele do corpo?
De quem é a responsabilidade para publicar o relatório resumido da execução orçamentária?
Como saber se a fralda está grande ou pequena?
Quais as características de gerenciamento de crises?
Como saber os batimentos cardíacos?
O que é palavra informal exemplos?
Porque as pessoas têm dificuldade de falar em público?
Qual é o objetivo de recrutamento?
Quais são as três raças brasileiras?
O que é método tradicional de alfabetização?
Porque é que o inglês é a língua universal?
Quanto tempo cai a ligadura elástica?