Custos diretos são aqueles em que o gestor consegue atribuir facilmente, pois são diretamente ligados à linha de produção de uma empresa. Ou seja, todos os custos ligados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta para a produção ou entrega do serviço.
O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.
Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.
Custos indiretos, ao contrário dos custos diretos, são aqueles que não conseguimos relacionar diretamente ao produto ou serviço. Por conta disso, a alocação dos custos indiretos é um dos grandes problemas que se enfrenta pela contabilidade de custos.
O Conceito do Custeio Direto
Visa o custeio direto dar maior flexibilidade à determinação dos preços de venda e do lucro da emprêsa, separando as despesas fixas de fabricação, de vendas e de administração (que são debitadas diretamente à conta de lucros e perdas) dos custos diretamente variáveis com a produção.
16 curiosidades que você vai gostar
Custeio Variável (custeio direto)
Este método é responsável por fornecer a margem de contribuição, indicador fundamental para o planejamento estratégico da empresa, pois ajuda a precificar produtos e serviços e saber como cada produto está contribuindo para o resultado total da organização.
“No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos, o que compreende todos os custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. Os custos diretos, por meio da apropriação direta, enquanto os custos indiretos, por meio de sua atribuição com base em critérios de rateios.
Entre as formas mais comuns de custos indiretos estão:Os salários de funcionários que não trabalham na fábrica;A depreciação e a manutenção de equipamentos;As contas de água, energia elétrica, internet e telefonia;O material de escritório e limpeza.
Custos - CIF (Custos Indiretos de Fabricação) Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).
Como ser uma pessoa Good Vibes?
O que significa por onde flor floresça?
Qual a causa de má circulação nas pernas?
Como escreve jabuticaba correto?
Como saber se AirPods e original?
Qual é a classe gramatical da palavra inventada?
O que é permitido por Deus fãs?
Qual é o significado do nome Kratos?
Onde fica a fábrica da Bulova?
Qual a grafia correta de jibóia?
O que significa produto inativo na Anvisa?
Porque juiz não tem acento e juízes têm?
O que é lazer pesquisa no dicionário?
O que significado à palavra jóquei?
Como escrever em inglês a palavra gratidão?
Como resolver sinal de GPS perdido?