Os Certificados de Recebíveis Imobiliários são títulos de crédito nominativos, escriturais e transferíveis, lastreados em créditos imobiliários. Estão previstos na Lei 9514/97, que disciplina o Sistema de Financiamento Imobiliário.
Do ponto de vista do emissor, o CRI é um instrumento de captação de recursos destinados a financiar transações do mercado imobiliário e é lastreado em créditos imobiliários, tais como: financiamentos residenciais, comerciais ou para construções, contratos de aluguéis de longo prazo etc.
Os CRIs podem ser adquiridos diretamente do emissor por meio de ofertas públicas ou comprados de outros investidores no mercado secundário.
Quanto ao prazo de vencimento, o CRI é um ativo bastante dinâmico, ou seja, cada emissão tem um prazo bastante distinto. Eu já vi CRIs que vencem, que são emitidos com vencimento para 2 anos, outros CRIs com vencimento para 12 anos, então isso varia muito.
CRI e CRA têm data de vencimento, portanto são investimentos de médio e longo prazo. ... Portanto, o principal risco de investir nesses ativos é o risco de crédito. Por exemplo, no caso do CRI, o risco está nas pessoas que compraram os imóveis não pagarem suas dívidas.
Quais os riscos de investir em CRI e CRA? Apesar de ser um produto de renda fixa, tanto o CRI quanto o CRA têm risco de mercado e de crédito (calote) e não contam com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). É por isso que esses títulos costumam pagar mais que produtos mais seguros.
Os CRIs são destinados, em geral, a investidores qualificados e profissionais e são registrados na CETIP em nome do cliente (seja ele pessoa física ou jurídica).
Na prática, para o investidor, os CRIs e CRAs se parecem com outros investimentos de renda fixa: compram-se os papéis e, em troca de manter os recursos aplicados, recebe-se uma remuneração ...
Em resumo, por que investir em CRI? Agora que você já sabe o que são os Certificados de Recebíveis Imobiliários, fica mais fácil avaliar se são uma boa alternativa de investimento. Por contarem com prazos maiores, os CRIs tendem a oferecer uma rentabilidade maior no longo prazo.
Prazos e liquidez do CRI Ideais para perfis moderados e agressivos que não visam rendimentos no curto prazo, os CRIs são vistos como títulos de longo prazo. Podem variar de 2 a 10 anos – com algumas alternativas que chegam a até mesmo 15 anos.
Como funciona a inspeção de saúde do quartel?
Quais as principais características dos supercondutores?
Onde posso guardar minhas fotos com segurança?
O que são jogos populares 5 Exemplos?
É uma característica do tecido epitelial que reveste o corpo humano?
Como burlar o bloqueio de perfil do Facebook?
Quais foram os cientistas mais importantes do mundo?
Como se classificam os gráficos?
Qual a origem do tipo sanguíneo O?
Qual criptomoeda comprar hoje 2022?
Qual a proporção de areia e cimento para concreto?
Como dividir turnos de trabalho?