Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical e servem para descrever a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.
As coordenadas geográficas são algumas linhas imaginárias que nos ajudam a encontrar nossa localização na superfície terrestre. A essas linhas damos o nome de latitude e longitude.
As coordenadas geográficas consistem numa rede imaginária de linhas que cobre o Globo terrestre e que serve para determinar a posição geográfica de um lugar e respetiva orientação. Estas linhas cortam-se em ângulo reto e têm os nomes de meridianos e de paralelos.
Linha do Equador e Meridiano Greenwich
Referem-se ao posicionamento ou coordenadas geográficas de um lugar do planeta Terra. A latitude e longitude determinam a nossa posição sobre a Terra e se baseiam em: altitude, latitude e longitude.
Os Pontos Cardeais (N=Norte/North, S=Sul/South, E ou L=Leste/East, O=Oeste/West) são utilizados para orientar as indicações das coordenadas geográficas, para as quais se convencionou uma letra e um número, divididos por graduação (graus, minutos e segundos).
42 curiosidades que você vai gostar
Essas linhas originam dois tipos de coordenadas – a latitude e a longitude – que, conjuntamente, formam o que chamamos de coordenadas geográficas.
As latitudes e longitudes são importantes porque possibilitam a localização e o endereçamento de qualquer ponto existente na superfície terrestre. As redes de representação e localização dos diferentes pontos da Terra estruturam-se a partir da conjunção entre as latitudes e as longitudes.
As coordenadas geográficas são obtidas a partir do ponto em que se cruzam um paralelo e um meridiano (na intersecção). As coordenadas geográficas são medidas em graus, e auxiliam também na leitura de mapas, bem como na elaboração de recursos cartográficos.
Dessa forma, para calcular a latitude basta atentar ao ângulo formado entre o plano do Equador e a reta normal a superfície que se pretende descobrir. Em outras palavras, a latitude é a medida do ângulo entre o horizonte e a estrela polar, que pode variar para norte ou para sul da linha do Equador.
Dessa maneira, temos dois tipos de coordenadas geográficas: Latitude: São as linhas que tracejam a Terra no sentido horizontal, também conhecidas como paralelas. O círculo máximo da esfera terrestre, na horizontal, é chamado de Equador.
Diferentemente das Coordenadas Geodésicas, o sistema UTM, não acompanha a curvatura da Terra e por isso seus pares de coordenadas também são chamados de coordenadas planas.
A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.
Latitude: Distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação à linha do equador. É também chamada de paralelo por se tratar de linhas imaginárias traçadas paralelamente ao equador. Os principais paralelos são: o círculo polar ártico, o círculo polar antártico, o trópico de câncer e o trópico de capricórnio.
Normalmente as coordenadas UTM são expressas em metros. O eixo E (Easting) representa a coordenada no sentido leste-oeste e o eixo N (North- ing) representa a coordenada no sentido norte-sul. Para evitar coordenadas negativas, é atribuído o valor 500.000 m ao meridiano central.
Abra o Google Earth.Na parte superior, clique em Ferramentas. Opções.Clique em Visualização em 3D. Em seguida, em "Mostrar lat/long", escolha um formato de exibição.Clique em OK. As coordenadas serão exibidas no canto inferior direito.
Os valores positivos são para o Norte (latitude) e o Leste (longitude) e não recebem um símbolo específico. Os valores negativos são para o Sul (latitude) e o Oeste (longitude), sendo acrescidos do símbolo -.
Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Os paralelos mais conhecidos.
Trópicos de Capricórnio e Câncer, Linha do Equador, Meridiano de Greenwich, círculos polares Ártico e Antártico.
As linhas imaginárias são os meridianos e paralelos do planeta Terra. Outros paralelos importantes: Círculo Polar Ártico (66°33N); Trópico de Câncer (23°27N); Trópico de Capricórnio (23°27S) e Circulo Polar Antártico (66°33S).
Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta.
O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.
A cidade do Rio de Janeiro está situada a 22º54 23" de latitude sul e 43º10 21" de longitude oeste, no município do mesmo nome: é a capital do Estado do Rio de Janeiro, um dos componentes da Região Sudeste do Brasil.
Qual a cidade mais pobre do Estado de Minas Gerais?
É possível a alma sair do corpo?
Quais são as frutas e verduras típicas do inverno?
Como tratar a água da torneira para beber?
Como agregar valor ao seu negócio?
Quantas gotas de dipirona equivale a um comprimido de 1g?
Que cera passar em piso de taco?
Quantos habitantes tinha o Brasil em 1800?
Qual o segundo alimento mais completo do mundo?
Como são classificadas as articulações localizadas nos discos intervertebrais?
Como funciona o repasse da B2W?
Como é feito o teste de Lasègue?
O que significa imóvel edificado?
Qual o papel do professor na teoria histórico-cultural?
Qual é a visão de Bourdieu sobre a educação?
O que são os intermediários financeiros?