Significado de cidadã Mulher que, por fazer parte de um Estado, tem seus direitos políticos e civis assegurados, tendo de respeitar os deveres que lhe são atribuídos.
Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado livre.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Significado de Cidadania
substantivo feminino Condição de quem possui direitos civis, políticos e sociais, que garante a participação na vida política. Estado de cidadão, de quem é membro de um Estado. Exercício dos direitos e deveres inerentes às responsabilidades de um cidadão: votar é um ato de cidadania.
A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. ... Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
32 curiosidades que você vai gostar
O que é cidadania:
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).
1 condição de cidadão, direitos e deveres de cidadão. Nacionalidade: 2 nacionalidade, naturalidade, origem, procedência.
Primeiro, pelo nascimento: todos os que nascem em um país são naturalmente cidadãos dele. Segundo, pela filiação: todos aqueles cuja mãe ou cujo pai é cidadão do país também têm o direito à mesma cidadania.
Segundo a gramática brasileira, o plural de cidadão é cidadãos. ... De modo geral, a formação do plural na língua portuguesa acontece com o acréscimo do s no final da palavra no singular e, no caso dos substantivos terminados em ãos , o plural é formado pela terminação ões . Exemplos de plurais de ões: Coração – corações.
A Escola Cidadã insere-se na luta pela desmercantilização da educação, pela afirmação do direito universal a uma educação emancipadora, entendida como uma educação para a justiça social. Sua referência é a cidadania e não o mercado. ... A participação cidadã é um princípio pedagógico mas é, também, um direito humano.
Cidadão pode ser flexionada no feminino, de modo que deve-se grafá-la como cidadã. No plural, se diz cidadãs.
Direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país (direito objetivo). ... Por exemplo, o direito de receber aquilo pelo qual se pagou. O direito como conjunto de normas também se divide em positivo ou natural.
Tem direito a requerer a nacionalidade portuguesa quem é estrangeiro (nascido fora de Portugal) e é filho de cidadão português (pai, mãe ou ambos nascido em Portugal ou que tenha adquirido a nacionalidade). Para dar entrada no processo, basta juntar a documentação abaixo, depois preencher o requerimento.
Feminino: cidadã ou cidadoa (depreciativo). Plural: cidadãos. Feminino: cidadã ou cidadoa (depreciativo). Plural: cidadãos.
A palavra baronesa deriva de barão, na sua forma arcaica "baron" e do sufixo -esa.
Consideram cidadãos aqueles que têm responsabilidades públicas, inclusive o direito de participar das decisões políticas. ... Os cidadãos que tivessem o uso dos direitos políticos (correspondendo, portanto, ao conceito de cidadão da teoria de Rousseau), foram classificados como "cidadãos ativos".
Pelo nascimento: os indivíduos que nascem em um país são naturalmente cidadãos desse país; Pela filiação: é considerado cidadão de um Estado o filho(a) de um cidadão daquele Estado. ... Por opção: uma pessoa que passa por um processo chamado naturalização torna-se um cidadão do novo país que adotou.
Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. ... Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade.
Subcidadania seria, via de regra, aquilo que está abaixo da cidadania, o que falta para ser cidadão significa ser um subcidadão.
2. bucólico, campestre, pastoril, rural, escarificador.
2 sinônimos de direitos e deveres de cidadão para 1 sentido da expressão direitos e deveres de cidadão: Condição de cidadão: 1 cidadania, condição de cidadão.
A cidadania é um conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais exercidos pelos cidadãos que fazem parte de um determinado Estado. Através da cidadania é permitido, por exemplo, que os cidadãos tenham direito à liberdade, à vida, à igualdade perante a lei, ao voto, à moradia, à educação e à saúde.
Que se destaca, que sobressai; eminente.
REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIASer solidário. Solidariedade é um laço que nos vincula a outros indivíduos. ... Ter respeito. ... Ser sincero. ... Dizer sempre a verdade. ... Cooperar. ... Não agredir seu semelhante. ... Ter bondade, educação e responsabilidade. ... Perdoar.
Como funciona a memória imunológica?
Quanto é hipoglicemia em cães?
Qual a diferença entre ingresso social e inteira?
Como gerar arquivo retorno no Itaú?
Quem se forma no curso de Letras e?
O que precisa para abrir uma empresa de reciclagem de papel?
Quantas férias pode ser acumulada?
Qual tipo de cigarro não faz mal?
O que significa 3 na internet?
Quando acelera o motor engasga?
Quantos kWh gera uma placa solar por dia?
Como regular o grave no equalizador?