Os ativos são bens ou posses que geram renda para pessoas ou empresa. Portanto, como ativos podemos citar, por exemplo, os investimentos em: títulos públicos ou privados, ações ou ainda fundos de investimento. Por outro lado, os passivos são todos os gastos que você tiver.
As contas de passivos são o outro lado da moeda. Enquanto os ativos se referem a bens e direitos, o passivo é o conjunto de obrigações e dívidas de uma organização. São os itens de posse que demandam custo e contas a pagar em geral. Ou seja, tudo que gera despesa.
O balanço patrimonial é representado pelas versões ativo (bens e quaisquer quantias a receber) e passivo (dívidas e quitações de curto prazo, ou seja, que devem ser pagas em menos de 12 meses, e também de longo prazo, que deverão ser pagas por mais de 12 meses).
Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias, e os direitos. Ou seja, as dívidas a receber, ambos que a empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários.
Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.
Classificação das Contas no BP
Balanço Patrimonial | |
---|---|
ATIVO | PASSIVO |
Disponibilidades | Fornecedores |
Créditos | Obrigações trabalhistas |
Estoques | Empréstimos e financiamentos (CP) |
O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.
Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.
A principal diferença entre os ativos e passivos está nos fluxos monetários a que dão origem. Enquanto os ativos estão associados a meios de gerar rendimento, os passivos representam saídas de dinheiro através dos gastos e das despesas que a empresa ou a pessoa singular faz no decorrer da sua atividade.
Distinguir ativos e passivos é fundamental para entender e controlar as suas finanças. Descubra com exemplos práticos o que são e como se classificam. Os ativos e passivos fazem parte da contabilidade de uma empresa e, juntamente com o capital próprio, permitem ter uma fotografia da empresa em determinado momento.
Os incômodos e conflitos no que diz respeito a ser ativo ou passivo, geralmente, são frutos de significados atribuídos aos papéis de submissão e de dominação, respectivamente. Alguns gays que eram apenas ativos experimentaram, gostaram e entenderam a prática passiva como mais uma maneira de obter prazer.
Os passivos são classificados em: Passivo Circulante: inclui todas aquelas contas que refletem dívidas ou obrigações que a entidade econômica deve eliminar no próximo ano, contas a pagar e impostos a pagar, por exemplo.