As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).
Alfa e Beta são dois importantes indicadores financeiros usados para avaliar o desempenho de um fundo de investimento. Esses indicadores auxiliam o investidor na tomada de decisão da compra e venda de ativos da sua carteira de investimentos.
A radiação alfa possui uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações, além de ser muito energética. A radiação beta é a que possui carga negativa, por isso se assemelha aos elétrons. ... Observação importante: apenas os raios alfa e beta possuem carga elétrica, os raios gama são isentos de carga.
A radiação gama é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos. As explosões cósmicas de raios gama são os fenômenos que emitem a maior quantidade de energia por unidade de tempo no universo.
A radiação gama é produzida, na maioria dos casos, pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos instáveis. Os raios gama são extremamente energéticos e são as ondas com as maiores frequências de todo o espectro eletromagnético (superiores a 1018 Hz).
23 curiosidades que você vai gostar
Os raios gama são produzidos pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos e foram descobertos pelo físico e químico Paul Villard, em 1900, durante seus experimentos sobre a emissão radioativa do elemento químico Rádio. Foram batizados de radiação gama por Ernest Rutherford, o descobridor das radiações alfa e beta.
Beta (β): São partículas leves, com carga elétrica negativa e massa desprezível. Gama (γ): São radiações eletromagnéticas semelhantes aos raios X, não possuem carga elétrica nem massa. Alfa (α): São partículas pesadas de carga elétrica positiva que, ao incidirem sobre o corpo humano, causam apenas queimaduras leves.
Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.
A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.
Trata-se do homem beta, um termo emprestado da biologia, que significa o oposto do macho alfa, o líder de um grupo de animais. Enquanto o alfa é agressivo, exibe força e coragem, garante a caça e conquista as melhores fêmeas do bando, o beta é mais cooperativo e não faz questão de participar das disputas masculinas.
Sempre que alguém faz gestão ativa de investimentos, o objetivo deve ser o de gerar alfa. Beta, por sua vez, representa o comportamento de determinado ativo (ou conjunto de ativos) com relação ao seu referencial. Quando um ativo possui beta maior que 1, ele oscila mais do que o referencial.
Emissões alfa (α):
Essa radiação é constituída de dois prótons e dois nêutrons, exatamente como o núcleo de um átomo de hélio. Visto que cada próton possui carga elétrica +1 e cada nêutron não possui carga, mas ambos possuem massa de 1 u, uma partícula alfa possui carga +2 e massa 4 u.
Danos causados ao ser humano:
Em razão do seu baixo poder de penetração, os danos que as partículas alfa causam ao ser humano são pequenos. Quando incidem sobre o nosso corpo, elas são detidas pela camada de células mortas da pele, podendo, no máximo, causar queimaduras.
A radiação α só é emitida por núcleos cujo número atômico é superior a 83, sendo que durante a sua emissão ocorre o desaparecimento gradual do elemento original e o aparecimento de um novo elemento, como ocorreu no exemplo anterior, em que o urânio-235 se transformou no Tório-321.
O Calcanhar de Elefante é o nome concedido a uma grande massa de corium, material semelhante à lava criado no núcleo de um reator nuclear após um acidente, formada logo após o desastre de Chernobil. Atualmente, está enterrado em um corredor de distribuição de vapor sob o reator, sendo ainda hoje mortalmente radioativo.
Quanto menor o comprimento de onda, mais energia a radiação transporta. Os tipos de ondas com maior energia — radiação ultravioleta, raios X e raios gama — podem prejudicar o corpo humano.
Os Raios Gama correspondem à energia excedente emitida por um núcleo instável, após a emissão de partículas alfa ou beta. Os átomos do material atravessado por essa radiação (não esqueça que radiação é energia!) emitem elétrons; assim, ocorre a ionização desse material.
Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).
Os tipos de radiações ionizantes mais comuns são: os raios-X, que são usados em aparelhos de radiologia para uso médico, e as partículas alfa e beta, e os raios-gama, emitidos por núcleos de átomos instáveis, ou seja, átomos radioativos.
a) Quais dessas radiações, alfa, beta ou gama, podem ser chamadas de partículas? Justifique sua resposta, caracterizando tais radiações quanto à carga elétrica. ... Radiação alfa, na figura atraída pela placa negativa: carga positiva (núcleo do átomo de hélio; 4 2α ).
A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.
Apesar de ser altamente maléfica aos seres vivos, em determinadas doses, a radiação é utilizada para o tratamento de doenças, realização de diagnósticos, datação de fósseis e artefatos entre outros.
Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.
A emissão Alfa é constituída de partículas positivas, radiação lenta e pequeno poder de penetração. ... Emissão Gama é constituída de ondas eletromagnéticas, não possui carga e possui maior poder de penetração que as emissões alfa e beta.
Que parte do corpo funciona como uma alavanca?
Como os fatos são narrados nessa HQ?
Como usar a banana verde para combater a diabete?
Qual o poder da Pedra obsidiana?
Quanto ganha um motoqueiro em Portugal?
Como parabenizar um irmão de sangue?
Como usar aguarrás para limpeza?
Como usar ampola de biotina no cabelo?
Quais são as principais características de Mafalda?
Como se chama cueca virada em Santa Catarina?
Quanto tempo antes do treino tomar Palatinose?