As bolhas são elevações na camada mais superficial da pele, que criam líquido no seu interior e o seu aparecimento deve-se a diferentes causas.
Em nenhum momento se deve estourar a bolha da queimadura, pois isso aumenta o risco de infecções, o que pode piorar a recuperação e até afetar a cicatrização, sendo necessário o tratamento com antibiótico.
- Se a queimadura for de segundo grau e apesentar bolhas, é essencial arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente ou cubos de gelo, até a dor acalmar, antes de lavar cuidadosamente com um antissético, sem nunca aplicar álcool.
Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico. Essa pode ser mais dolorosa porque atinge a camada intermediária da pele. Costuma apresentar bolhas, causadas pelo aumento repentino de temperatura na região.
Lavar a região queimada com água por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor; Evitar romper as bolhas que tenham se formado, mas, se necessário, utilizar uma agulha esterilizada; Aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1%; Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura.
Já para as queimaduras de segundo grau, também é preciso lavar a área afetada, porém por dez minutos para limpar a região e diminuir a dor. As bolhas formadas não devem ser rompidas. Após a lavagem, o ideal é aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1% e enfaixar o local delicadamente com ataduras.
Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau
Qual o melhor tratamento para queimaduras com bolhas? Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica. 1. ed.; 1. reimp. (Cadernos de Atenção Básica, n. 28, Volume II). Brasília: Ministério da Saúde, 2013:290p.
As queimaduras, ainda que leves e causando apenas incômodos, precisam ser tratadas já que potencializam o risco de câncer de pele e trazem outros problemas. Quando as queimaduras são mais graves formam-se bolhas na pele, especialmente na região mais afetada ou onde o paciente esqueceu de passar o protetor solar.
Na tentativa de limpar o local da queimadura, muitas pessoas tendem a retirar resquícios que podem ter aderido à pele - o que é totalmente contraindicado por piorar a dor, expor a pele e, mais uma vez, infeccionar a lesão.
As queimaduras de segundo grau (também chamadas queimaduras de espessura parcial) chegam à camada média da pele (derme). As queimaduras de segundo grau são, por vezes, adicionalmente descritas como superficiais (que envolvem a parte mais superficial da derme) ou profundas (que envolvem as partes superficiais e as partes profundas da derme).
Quem recebe auxílio-doença pode estudar?
Quantas gotas de própolis tomar por dia?
Qual a melhor versão do BlueStacks para Free Fire?
O que os nômades faziam para sobreviver?
Para que serve a Di declaração de importação?
Como tirar a oxidação do alumínio?
Quem é o autor de late coração?
O que é talude e para que serve?
O que é a estrutura cristalina dos metais?
Para que serve o GH Injetavel?
Como tratar blefarite crônica?
Quem tem curso de socorrista pode trabalhar onde?
Quanto rende por mês 189 milhões?
O que significa brincar de forma funcional?
Como abreviar agravo de instrumento?
Onde trabalha um editor de vídeo?