As bolhas são elevações na camada mais superficial da pele, que criam líquido no seu interior e o seu aparecimento deve-se a diferentes causas.
Em nenhum momento se deve estourar a bolha da queimadura, pois isso aumenta o risco de infecções, o que pode piorar a recuperação e até afetar a cicatrização, sendo necessário o tratamento com antibiótico.
- Se a queimadura for de segundo grau e apesentar bolhas, é essencial arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente ou cubos de gelo, até a dor acalmar, antes de lavar cuidadosamente com um antissético, sem nunca aplicar álcool.
Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico. Essa pode ser mais dolorosa porque atinge a camada intermediária da pele. Costuma apresentar bolhas, causadas pelo aumento repentino de temperatura na região.
Lavar a região queimada com água por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor; Evitar romper as bolhas que tenham se formado, mas, se necessário, utilizar uma agulha esterilizada; Aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1%; Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura.
Já para as queimaduras de segundo grau, também é preciso lavar a área afetada, porém por dez minutos para limpar a região e diminuir a dor. As bolhas formadas não devem ser rompidas. Após a lavagem, o ideal é aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1% e enfaixar o local delicadamente com ataduras.
Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau
Qual o melhor tratamento para queimaduras com bolhas? Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica. 1. ed.; 1. reimp. (Cadernos de Atenção Básica, n. 28, Volume II). Brasília: Ministério da Saúde, 2013:290p.
As queimaduras, ainda que leves e causando apenas incômodos, precisam ser tratadas já que potencializam o risco de câncer de pele e trazem outros problemas. Quando as queimaduras são mais graves formam-se bolhas na pele, especialmente na região mais afetada ou onde o paciente esqueceu de passar o protetor solar.
Na tentativa de limpar o local da queimadura, muitas pessoas tendem a retirar resquícios que podem ter aderido à pele - o que é totalmente contraindicado por piorar a dor, expor a pele e, mais uma vez, infeccionar a lesão.
As queimaduras de segundo grau (também chamadas queimaduras de espessura parcial) chegam à camada média da pele (derme). As queimaduras de segundo grau são, por vezes, adicionalmente descritas como superficiais (que envolvem a parte mais superficial da derme) ou profundas (que envolvem as partes superficiais e as partes profundas da derme).
Como a psicologia está presente em nosso cotidiano?
Como o fósforo fica disponível para os seres vivos?
Para que é indicado o acetato de dexametasona?
Para que é indicado a pomada propionato de clobetasol?
Como limpar o vidro do forno elétrico Consul?
Quem foi a primeira pessoa a usar sapatilha de ponta?
Quanto custa para estudar no Chile?
Qual a interação do sistema muscular com o sistema esquelético?
Como os sistemas são formados?
Como usar o purificador colormaq?
Como salvar vários arquivos em PNG no photoshop de uma só vez?
Como transformar um formulário Google em Word?
Como desconectar somente uma conta do Gmail?
Como salvar em PDF somente para leitura?