De um lado, os “arquivos públicos”, constituídos no curso das atividades dos órgãos ligados à administração pública. De outro, os chamados “arquivos privados”, abarcando tanto os conjuntos de documentos produzidos por instituições de direito privado quanto aqueles acumulados por indivíduos e famílias.
Diferente do que ocorre com o arquivo público, no arquivo privado são armazenados documentos a partir da pessoa física e/ou jurídica (empresa). O arquivo privado é aquele encontrado nos setores das empresas, onde constam informações do cliente e dados da própria empresa para acesso.
Os arquivos públicos, como o próprio nome indica, são arquivos que competem ao Poder Público, visando a realização de atividades de natureza pública. Os arquivos públicos podem ser das esferas federais, estaduais e/ou municipais. Talvez, os mais conhecidos dessa relação, sejam os arquivos públicos municipais.
Privados: são emitidos por um particular (pessoa física), ou por autoridade pública fora de suas funções, atribuições, ou competência.
Todos os direitos reservados. Os documentos são classificados em documentos de arquivo e documentos públicos. São todos os que, produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou pri- vada, no exercício de suas atividades, constituem elementos de prova ou de informação.
30 curiosidades que você vai gostar
Em arquivologia, arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas atividades. Os documentos preservados pelo arquivo podem ser de vários tipos e em vários suportes.
Tipos de arquivoOs arquivos podem ser divididos em:Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ... Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.
Os documentos privados são feitos quando não tem atuação de autoridades ou oficiais públicos em suas funções. O delito de falsificação de documento privado possui o mesmo aspecto legal que o de documento público. Exemplos de documentos privados são: cartões de débito e crédito e cartões de identificação.
Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?Nota Fiscal. ... Faturas e guias. ... Alvará de funcionamento. ... Licenças de funcionamento. ... Recibos e comprovantes de pagamentos. ... Registros contábeis e fiscais. ... Controle de ponto. ... Folhas de pagamento.
Quais são os principais tipos de formatos de arquivos?DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. ... PDF. O PDF é o grande herói dos formatos de texto e tem sua razão de ser. ... PPT. ... JPEG. ... PNG. ... EPS. ... PSD, CDR e AI.
Os arquivos físicos são aqueles organizados em pastas, que são guardados em gavetas e armários, impressos em papel. Já os arquivos digitais são aqueles que são gerados em computador, e ficam arquivados em dispositivos como tablets, celulares, etc.
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.
Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.
Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes. § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.
Além de guardar e preservar um patrimônio documental histórico, o arquivo público garante livre acesso a toda a população. O local tem alimentado pesquisas, entre monografias de conclusão de curso, dissertação de mestrado, teses de doutorado, dentro e fora do estado, e até pesquisas de estudiosos de outros países.
Arquivos Pessoais, portanto, são conjuntos documentais, de origem privada, acumulados por pessoas físicas e que se relacionam de alguma forma às atividades desenvolvidas e aos interesses cultivados por essas pessoas, ao longo de suas de vidas.
Quais são os 10 principais documentos empresariais exigidos na fiscalização?Contrato social. ... Alvará de funcionamento. ... Licença sanitária. ... Licença ambiental. ... Contrato com profissional de contabilidade. ... Notas fiscais. ... Registros de contabilidade. ... Comprovantes de RH.
Veja quais são os documentos que não podem faltar a todo negócio, desde licenças de funcionamento até documentos contábeis e fiscais.Alvará ... CNPJ. ... Inscrição estadual e municipal. ... Relação Anual de Informações Sociais. ... Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. ... Livros. ... Guias.
Documentação técnica é usada em diferentes indústrias e ela pode ser classificada de acordo com esses critérios:Educação. ... TI (Tecnologia da Informação) ... Medicina. ... Documentação de API. ... Guias de Usuário. ... Manuais de manutenção. ... Manuais de Instrução.
Os crimes próprios são aqueles que só podem ser cometidos por determinadas pessoas, tendo em vista que o tipo penal exige certa característica do sujeito ativo. Podemos citar como exemplo o crime de infanticídio, que só pode ser cometido pela mãe, sob influência do estado puerperal (art.
Conceito: O crime de falsificação de documento particular consiste em falsificar, podendo esta falsificação se dar de forma parcial ou total, ou adulterar documento particular. Trata-se de um crime cuja ação será pública incondicionada, não necessitando, portanto, de representação por parte do sujeito passivo lesado.
Tipos de falsificação mais comunsFalsificação Sem Imitação: É extremamente comum em cheques e boletins. ... Falsificação De Memória: Nesse caso, o falsificador tenta reproduzir a assinatura de memória. ... Falsificação por Imitação Servil: Nesse caso, o falsificador possui a assinatura original para tentar copiar.
O que é arquivo
No caso das pessoas físicas, o conceito se torna um pouco mais básico. Ao ter uma parcela de seus documentos pessoais reunidos em um local (RG, CNH, certidões, entre outros), já pode-se dizer que, de certa forma, temos um exemplo de arquivo pessoal.
As extensões de arquivos são sufixos que distinguem seu formato. Veja as principais (textos, imagens, vídeos, planilhas, slides, etc...) e para que servem as mais comuns. As extensões de arquivos são sufixos que distinguem seu formato e principalmente a função que cumprem no computador.
Os métodos de classificação e codificação podem ser alfabéticos ou numéricos, isto é, através de letras ou números. Assim, os documentos podem ser classificados e codificados por nomes de pessoas, cidades, assuntos ou por datas ou códigos numéricos.
Como viver com quem tem déficit de atenção?
É normal o dente fica mole quando se usa aparelho?
O que pode comer À-vontade que não engorda?
Qual a diferença entre o Parto Natural é parto humanizado?
Qual o poder do stand da Jolyne?
Quantas calorias tem um copo de vitamina de abacate com aveia?
Qual tecido posso usar para depilação?
Porque não pode comer frutas à vontade?
Quanto tempo leva para desaparecer os efeitos colaterais da fluoxetina?
Por que trememos depois de um grande susto?
Qual música e o marco reconhecido da bossa nova?
Quais as exigências para as empresas participarem do processo licitatório?
O que é bom para fortalecer os rins?
O que é substantivos e exemplos?
Qual signo Capricórnio combina mais?
O que e uma pessoa empreendedora?