Na cosmologia, matéria escura é uma forma postulada de matéria que não interage com a matéria comum, nem consigo mesma (ou interage muito pouco com ela mesma).
A matéria escura, da mesma forma que a matéria normal (formada de prótons, neutrons e elétrons), possui gravidade, exercendo força de atração sobre a matéria. Ela é chamada escura porque não emite radiação eletromagnética, e portanto não pode ser detectada em nenhuma faixa do espectro eletromagnético.
Matéria escura quente, fria e morna Essa é a ideia mais aceita pelos teóricos, sendo que os áxions, os neutrinos estéreis e os neutralinos, seriam as partículas que formam esse tipo de matéria escura, já que elas são consideradas como fracas na interação com a matéria bariônica.
Sem a Matéria Escura, nosso Universo não existiria da maneira que existe. Estrelas seriam entidades extremamente raras, e grandes galáxias com estrelas semelhantes ao Sol e planetas iguais à Terra seriam praticamente impossíveis. ... O conjunto de evidências que sustenta a existência desse material é esmagador.
A matéria escura quente é aquela composta por partículas, como os neutrinos, que viajam à velocidade ultrarrelativística, ou seja, próxima à velocidade da luz e possuem uma massa pequena.
A matéria escura, apesar dos estudos conduzidos, continua um mistério, a antimatéria consegue ser aprisionada, mas não completamente domada. A natureza da energia escura ainda não foi descoberta. A física admite uma revolução no pensamento que podem mudar completamente a percepção da vida.
A matéria escura apresenta flutuações em sua densidade que crescem com o tempo, com áreas mais densas adquirindo cada vez mais matéria devido à sua atração gravitacional. A energia escura, por outro lado, parece seguir uma distribuição uniforme, com a mesma densidade no espaço.
Cientistas da Califórnia acreditam ter calculado o peso exato de matéria existente no universo. O resultado dos estudos mostrou que o espaço é formado por 31,5% (cerca de 1,3%) de matéria, e que o restante é composto por energia escura.
Calcula-se que aproximadamente noventa por cento de todo o universo seja composto por essa matéria escura. A matéria normal, a que pode ser observada, é chamada de matéria bariônica, pois é formada pelos bárions, que são as partículas do núcleo do átomo, os prótons e os nêutrons.
Uma galáxia escura é um objeto do tamanho de uma galáxia que contém muito pouca ou nenhuma estrela, por o que apenas emite luz. Pode conter gás, poeira interestelar e matéria escura.
Quanto custa colocar um piercing no nariz?
Quais os 3 tipos de equilíbrio?
Para que serve coluna de ferro?
O que é preciso para fazer um orçamento?
Como são chamadas as doenças causadas por fungos?
O que é mais barato ferro ou metalon?
Quais as formas de erro de tipo?
Com quantos anos se pode ter um cartao de credito?
Como se escreve por extenso 1000 reais?