O músculo pterigóideo lateral está localizado profundamente aos músculos temporal e masseter, estendendo-se entre o osso esfenoide e a articulação temporomandibular. ... As fibras superiores inserem-se na parte anteromedial da cápsula articular e no disco articular da articulação temporomandibular.
O músculo pterigoideo lateral é um músculo da mastigação, localizado na cabeça. A Cabeça superior do músculo tem origem na face infratemporal e crista infratemporal da asa maior do osso esfenoide. A Cabeça inferior origina-se na face lateral da lâmina lateral do processo pterigoide.
A palpação do músculo pterigoideo medial se faz por via intrabucal, introduzindo-se o dedo indicador na região que corresponde à metade do músculo masseter.
Quatro músculos pertencem ao grupo da mastigação, masseter, temporal pterigóideo medial e lateral e digástrico. O masseter e o temporal são superficiais e de fácil palpação. Todos eles ligam a mandíbula ao crânio, derivam do mesoderma e recebem a inervação do nervo trigêmeo [1, 2, 3, 4].
Origem e inserção
O músculo pterigóideo medial possui duas cabeças, superficial e profunda, que são separadas na sua origem pela cabeça inferior do músculo pterigóideo lateral. A parte profunda forma a maior parte do músculo e se origina na superfície medial da placa pterigóidea lateral do osso esfenoide.
33 curiosidades que você vai gostar
Os músculos pterigóides são músculos da mastigação e auxiliam na movimentação da articulação temporomandibular. A contração do pterigóide medial eleva a mandíbula (fechamento da boca) e a move para frente (protrusão). ...
Todos esses músculos agem na articulação temporomandibular (ATM) para possibilitar a mastigação e a mordida. O pterigóideo lateral contribui para essa função fazendo a protrusão e o abaixamento da mandíbula ao se contrair bilateralmente, e a rotação da mandíbula ao contrair-se unilateralmente.
Músculos mastigatórios: são aqueles que estão ligados apenas à realização dos movimentos mandibulares: temporal, masseter, pterigóideo lateral, pterigóideo medial e ventre anterior do digástrico.
Não é possível palpá-la. Sobre a clavícula. Na região da escápula. ... De acordo com a anatomia palpatória, quais dessas estruturas podemos palpar na escápula: Tubérculo maior, espinha da escápula e ângulo inferior.
Relação entre o apertamento e os músculos mastigatórios
Esse deslocamento é responsável, entre outras funções, pelo fechamento da boca e pelo apertamento dos dentes. Os principais músculos que realizam essas contrações são o Masseter e a porção anterior do Temporal.
Masseter é um músculo de grande espessura, quadrilátero, que se estende do arco zigomático à face lateral do ramo da mandíbula. É composto por duas partes ou feixes: Um ântero-lateral (superficial), e outro. póstero-medial.
Músculo Pterigóideo Medial – paralelo ao masseter, é também elevador e age em conjunto com o masseter na protrusão e na lateralização da mandíbula, com boca fechada.
Os músculos escalenos (do latim: “escada”) são três músculos cervicais pareados, correndo das vértebras cervicais para as duas costelas superiores. Assim eles formam um teto sobre a pleura e o ápice torácico.
Origem: fossa pterigóidea; face medial da lâmina lateral do processo pterigóide do esfenóide. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula. l Função: elevação da mandíbula.
Consideram -se quatro os principais músculos relacionados à função de mastigação: temporal, masseter, pterigóideo lateral e medial.
Origem e inserção
A parte superficial se insere na tuberosidade massetérica, na superfície externa do ângulo da mandíbula, enquanto a parte profunda cursa mais dorsalmente até à superfície externa do ramo da mandíbula. Nesse ponto o músculo pode ser facilmente palpado a partir da cavidade oral, ao longo da bochecha.
LATERALIDADE DA MANDÍBULA
O movimento do côndilo direito ocorre para baixo, para frente e para medial. No lado que a mandíbula está sendo movimentada, o côndilo esquerdo sofre tração através das fibras posterio- res do temporal esquerdo e contração moderada do pterigoideo lateral (feixe superior), também esquerdo.
Inserido pelo seu feixe superior no colo do côndilo, no disco articular e na cápsula articular, temos o músculo pterigóideo lateral, que por seu feixe inferior se insere somente no colo do côndilo, e que possui origem nos processos pterigóideos do osso esfenóide e na superfície infratemporal.
Note o músculo pterigóideo externo com 2 cabeças: uma para tracionar o disco e outra para o côndilo. Fig. 2 - No movimento de translação (ântero-posterior), e com a boca aberta, o disco se interpõe entre o côndilo e a eminência articular.
O masseter é considerado o músculo mais importante do processo de mastigação. Ele é responsável por causar a protusão e elevação da mandíbula.
É o masseter, o músculo responsável pela pressão que aplicamos durante a mastigação. ... “O masseter é considerado o mais forte, mas, em algumas pessoas, pode ser ultrapassado pelo gluteus maximus (o músculo do bumbum)”, diz o fisiologista Dilmar Pinto Guedes, da Unifesp.
Quais organismos realizam a fixação biológica do nitrogênio?
Como ocorre o processo de captação de glicose pelas células?
O que é e como ocorre o transporte passivo?
O que é trabalhar com alunos especiais?
O que é mecanismo de transporte celular?
Qual o processo que ocorre exclusivamente na meiose?
Como ocorre o transporte de gases no corpo humano?
Como ocorre o transporte de moléculas entre núcleo e citoplasma?
Como ocorre o processo de fecundação de uma planta?
Como ocorre o transporte da seiva elaborada?
Como lidar com as distrações da vida moderna redação?
Qual o procedimento para internalização de um tratado no Brasil?
Como se organizar para estudar para o Enem sozinha?
Como era a organização política da República Romana?
Como se originou o fauvismo e por que o movimento recebeu esse nome?
Como ativar apoiador no Facebook?