Essa obra/romance descreve, traça, a questão do nacionalismo, patriotismo do personagem principal que é Policarpo Quaresma, um patriota ativo, fervoroso, exaltado pelo amor ao seu país (Brasil).
Como Quaresma era visto pela sociedade? Como um Louco. Como um homem que somente dizia a verdade. ... Como um homem sábio e justo.
O auge de seu amor pela pátria foi quando fez um ofício para o ministro, escrito em tupi, defendendo que a língua oficial deveria ser então essa. Como consequência, foi internado por seis meses em um hospício, recebendo a visita apenas de Olga com seu pai.
Policarpo Quaresma representa o ufanismo nacionalista sobre a formação do Brasil enquanto uma nação. O objetivo do personagem, então, é afirmar o Brasil como um país independente, com uma cultura singular e original, um idioma próprio. O Major Quaresma tenta insistentemente procurar esses elementos no Brasil.
Policarpo Quaresma era um grande patriota. Foi um cidadão que sempre valorizou e lutou pela cultura brasileira, chegando, inclusive, a defender que o tupi-guarani se tornasse o idioma oficial do país. Após a Guerra da Armada, Policarpo foi designado como carcereiro da prisão dos marinheiros insurgentes.
A fertilidade do solo, no entanto, não se comprova na prática, e sua plantação gerou pouquíssimos lucros, por causa da peste negra e da chuva de areias.
Policarpo Quaresma não se suicidou; ele foi condenado à morte, acusado de traição ao governo de Floriano Peixoto. ... Policarpo Quaresma era um grande patriota. Foi um cidadão que sempre valorizou e lutou pela cultura brasileira, chegando, inclusive, a defender que o tupi-guarani se tornasse o idioma oficial do país.
Ele pode ser o personagem principal (narrador protagonista), ou mesmo um personagem secundário (narrador testemunhaAlém do narrador personagem, ele pode ser observador ou onisciente. Tem conhecimento de tudo o que se passa, mas não sabe tudo acerca de seus personagens. Possui uma relação íntima com os elementos da narrativa.
Podemos agora classificar os narradores, inicialmente conforme Vargas Llosa: I. Narrador-personagem: narra na primeira pessoa do singular, ponto de vista este em que o espaço do narrador coincide com o espaço narrado. II.
Existem diferentes tipos de narrador em uma história literária. Conta a história em terceira pessoa e, portanto, o narrador não participa das ações. Conhece todos os detalhes da trama. Tem o conhecimento sobre seus personagens, desde sentimentos, emoções, pensamentos, medos, fortalezas, fragilidades e suas aspirações.
III. O narrador oculto (ou onisciente invisível): parece narrar apenas as impressões momentâneas e visíveis naquele único instante.
O que o peixe betta faz quando está feliz?
Quais são os principais direitos da personalidade?
Qual é o peixe que não é carregado?
Qual o melhor estrogênio natural?
Como saber se o peixe Molinesia está grávida?
Como fazer um vídeo ficar repetindo no iPhone?
Como corrigir pendências no CNIS?
Qual o melhor colágeno para menopausa?
Como saber se a Molinesia vai dar cria?
Como repor o sangue da menstruação?
Como saber se é ácido ou neutro?
O que fazer para repor proteína?
Como saber se o ovo está podre antes de abrir?
Como recuperar coqueiro de jardim?
Como identificar o problema do ar condicionado do carro?
Quanto tempo turista brasileiro pode ficar em Portugal?