Um dos mais poderosos mitos de todos os tempos conta a tragédia do titã que roubou o fogo do Olimpo para dá-lo aos homens. Simboliza o eterno combate pela liberdade e o conhecimento. Para os antigos gregos, a conquista do fogo estava intimamente ligada à luta pela liberdade.
O fogo grego, também conhecido como fogo à prova d água, é uma mistura viscosa inflamável, que flutua e queima até mesmo em contato com água, sendo muito difícil de apagar.
A composição do fogo grego permanece matéria de especulação e debate, com propostas que incluíram combinações de resina de pinheiro, nafta, cal, enxofre ou salitre. O uso bizantino de misturas incendiárias distinguia-se pelo uso de bocais pressurizados, ou sifão (siphōn), para atirar o líquido sobre o inimigo.
O fogo que Prometeu roubou aos deuses e pelo qual foi condenado, representa o conhecimento humano. Mas também, e talvez mais importante, a liberdade. Até aí os homens faziam tudo sem razão, porque os deuses, ao contrário do que tinham feito com os restantes animais, nada lhes deram.
Conta a mitologia grega que o fogo, símbolo da inteligência e do conhecimento, era propriedade exclusiva dos deuses. Sem ele, os homens sobreviviam com dificuldades, pois não tinham as aptidões necessárias para levar a cabo uma série de tarefas.
45 curiosidades que você vai gostar
O titã Prometeu roubou o fogo de Zeus para o dar aos mortais. Para o punir, o deus dos deuses mandou acorrentar Prometeu a um rochedo e mandou-lhe uma águia para devorar o seu fígado, que tinha a capacidade de se regenerar a cada noite.
Na mitologia grega, um titã, Prometeu, movido pelo sentimento de compaixão, ajudou o homem. Como? Roubou o fogo dos deuses.
É quando Prometeu, mais uma vez desejando favorecer a Humanidade, rouba o fogo do Olimpo, pregando uma peça nos poderosos deuses. Já outra versão justifica essa peripécia de Prometeu como uma forma de obter para a raça humana um elemento que lhe garantiria a necessária supremacia sobre os demais seres vivos.
Prometeu por sua vez, como castigo eterno, foi acorrentado a uma rocha no Cáucaso, onde seu fígado era devorado cotidianamente por uma águia, apenas para vê-lo regenerar-se durante a noite, segundo a lenda, devido à sua imortalidade.
Como descobrir o arco cosseno?
Qual a fórmula de variação de custo?
Quais as exigências fundamentais das empresas na hora de contratar?
O que significa carga orgânica medida em DBO e DQO?
Como se calcula a área da base de um prisma quadrangular?
Como calcular o Brix de uma solução?
Como faço para transformar minhas milhas em dinheiro?
Como converter um Arquivo EPS para CDR?
Como transformar GIF em vídeo para o Instagram?
Como fica o nome de uma empresa unipessoal?
Como transformar a taxa de ano para dia?
Como colocar o Wi-fi na TV sem controle?
Como converter um arquivo DWG para JPG?