O nome científico da espécie Lachesis muta é uma referência a Láquesis, uma das Moiras, as três irmãs da mitologia grega que decidiam o destino dos seres humanos e deuses. Muta ("muda" em latim) faz referência à vibração da sua cauda no substrato que, similar à da cascavel, se diferencia por não ter ruído.
Porque "surucucu" é um nome popular e, como tal, pode variar muito conforme a região do país (surucucu pico-de-jaca, surucucutinga, surucutinga, cobra-de-fogo, cobra-topete, etc. Todos esses nomes populares identificam a mesma espécie de cobra). Já Lachesis muta é o nome científico específico desta espécie.
O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espécie. ... O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie.
O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.
Significado de Surucucu
substantivo feminino [Zoologia] Cobra venenosa de grande porte, pertencente à família dos viperídeos, género Lachesis muta, nativa das Américas Central e do Sul, de cor acastanhada com manchas triangulares pretas, pode chegar a medir 3 metros de comprimento.
21 curiosidades que você vai gostar
As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca. A surucucu é a maior serpente venenosa do continente americano e uma das maiores do mundo, podendo atingir até 4,5m de comprimento.
Em textos taxonômicos, o nome científico deve ser seguido do nome de seu autor por extenso e de sua data de publicação (autor e data sem destaque) na primeira vez em que é mencionado no texto. Em textos não especificamente taxonômicos, a exigência de citação do autor varia de acordo com a publicação considerada.
O nome cientifico serve para identificar o ser vivo de qualquer especie independente de qual seja o nome popular que ele tem em sua região. Por isso se escreve em latim que é uma linguá "morta". ex : Manihot esculenta tem um nome diferente em cada região: Mandioca, macaxeira, aipim.
O objetivo do nome científico é tornar – se universal. Por exemplo, a espécie Biomphalaria glabrata , representa o molusco gastrópode, vetor da esquistossomose,conhecido por esta denominação em qualquer comunidade científica no mundo.
Como salvar a imagem em vetor no Illustrator?
Como resolver problemas com a Enel?
Qual a eficácia da sentença da ação popular ambiental?
Quem tem cisto no pulso pode fazer academia?
Quais são os passos para construção do plano de ação?
Quais as contraindicações da henna?
Qual o valor do Auxílio Emergencial de 2022?
O que tem de novo na atualização do Instagram?
Para que serve Clavulin 875 mg 125 mg?
Que se comemora em 25 de maio?
Onde encontrar o ácido nítrico?
Porque fazer jejum de 12h para exame de sangue?
Quem pode requerer a tutela de menor?