A constelação familiar vê a mãe (e o pai) como pessoas. ... Tomar a mãe é concordar com um fato, reverenciar a vida que veio por meio dela. Você toma a pessoa e, na medida em que faz isso, tem a vida em sua plenitude. A partir deste simples ato, o sucesso profissional pode chegar e os relacionamentos podem ser mais leves.
Se você também nunca entendeu muito bem o que significa “tomar a mãe”, vou explicar: O verbo não é “aceitar a mãe”, “amar a mãe”, “fazer as pazes com a mãe”. É tomar. Receber é passivo, mas tomar é ativo, não depende de um movimento da outra parte, não depende de uma circunstância especial, de um pedido de desculpas.
Quem assume seus pais, como eles são, assume a plenitude da vida, como ela é. Algo que é próprio. Mas aqui existe ainda um mistério que não posso justificar. Com efeito, cada um experimenta que também tem em si algo de único, algo que é inteiramente próprio, irrepetível, e não pode ser derivado de seus pais.
Embora as responsabilidades se modifiquem, a mãe tem um papel importante e fundamental na família, união, dedicação, amor e paciência… usa a intuição materna, antecipando soluções, promovendo bem estar, facilita o discernimento entre o moral, o ético, a tolerância e adaptação aos novos tempos e costumes.
Durante o atendimento em Constelação Familiar algumas frases são ditas. Elas ajudam a liberar emaranhamentos do sistema e auxiliam o cliente a ver a raiz das suas dificuldades.
“Por Favor”: Muitas frases utilizadas nas Constelações iniciam-se com um “Por favor”. A utilização dessa frase permite primeiro ao cliente reconhecer a sua subordinação ao sistema familiar como um todo. Compreender este fato é uma chance de reconhecer a realidade própria e dos familiares, inclusive naquilo que é difícil.
O pai, dentro do sistema familiar, tem o papel da ordem, da rigidez e da autoridade. No mundo, temos uma dificuldade de compreensão com esse papeis. Quando este assunto entra em nossa casa, na figura de um homem do qual esperamos somente o amor idealizado na nossa mente, o conflito se instala.
A exclusão se faz clara numa constelação, e a frase que traz distensionamento é “você também faz parte”. Isso é uma forma de convidar para a alma da família aquele integrante que por algum motivo foi expulso. Essa frase está ligada a uma das leis da vida de Bert Hellinger, o pertencimento.
Quanto tempo demora para cicatrizar a bexiga?
O que acontece depois das alegações finais?
Como descobrir se tem escuta no ambiente?
Qual a melhor desculpa para pegar atestado médico?
Pode colocar o sobrenome do pai primeiro?
O que passar nos pés de tomate que começou a ferrugem?
Qual o melhor cigarro para começar a fumar?
O que acontece com a quebra de condicional?
É verdade que se quebrar o espelho tem 7 anos de azar?
Quantos neutrinos atravessam a Terra?
Qual o melhor chá caseiro para dor na coluna?
Quais são as escalas utilizadas na UTI?