INTRODuÇÃO: A escuta qualificada permite adquirir informações sobre cada paciente, que possibilitarão escolhas e resoluções de suas necessidades, tornando-se uma forma de prestar uma assistência de qualidade, pois, por meio dela, é possível reconhecer e acolher, empaticamente, as necessidades do paciente, bem como de ...
O usuário tece os elementos necessários para uma escuta qualificada, que são a liberdade, confiança, compreensão, paciência, prontidão para ajuda, atenção, abertura à fala para a fluência dos conteúdos mais profundos, não recriminação, e sigilo.
A escuta realizada pelas equipes de referência da Assistência Social tem a finalidade de promover a acolhida, escuta qualificada e a proteção da criança, adolescente e suas famílias, não tendo por função a investigação criminal e averiguação do caso.
Escuta Qualificada: É uma etapa do acolhimento na qual o usuário será ouvido por uma dupla de profissionais da equipe de Saúde, que tem como objetivo reconhecer a queixa do usuário, problematizá-la e buscar soluções conjuntamente, estimulando o protagonismo do usuário.
A escuta qualificada é uma das palavras chaves para o acolhimento, porém não significa que o usuário será apenas ouvido. Significa,também, traduzir essa necessidade de saúde daquele usuário em uma oferta de serviço.
Instrumento que permite realizar uma escuta qualificada, a entrevista por meio do processo de diálogo, visa estabelecer uma relação com o usuário, com objetivo de conhecer e intervir em sua realidade social, econômica, cultural e política. Pode ser individual ou grupal.
O acolhimento e a escuta ativa possibilita o conhecimento do sujeito na sua totalidade, para tanto se deve ter o envolvimento de todos os integrantes da equipe multidisciplinar através de um atendimento humanizado focado no sujeito.
Conclusão: Verificou-se que a escuta qualificada possui potencial terapêutico quando realizada, e contribui para a melhoria da atenção centrada na pessoa com transtorno mental. Este processo tem suscitado mudanças no mo- delo de atenção e, consequentemente, no modo de prestar cuidado em enfermagem.
Acolhimento Social é parte do processo de intervenção dos assistentes sociais, compreendendo três elementos em interação constante: a escuta, a troca de informações e o conhecimento da situação em que o usuário se encontra (CFESS Conselho Federal de Serviço Social).
A observação consiste na ação de perceber, tomar conhecimento de um fato ou conhecimento que ajude a explicar a compreensão da realidade objeto do trabalho e, como tal, encontrar os caminhos necessários aos objetivos a serem alcançados.
Nesse sentido, a escuta qualificada assume importante papel entre as intervenções a serem implementadas pelo trabalho social com o objetivo de favorecer, em última instância, a capacidade transformativa das famílias perante a realidade social.
O estudo objetivou compreender a importância do acolhimento e da escuta no processo de Alta Qualificada, sob a ótica dos profissionais que compõe a equipe multidisciplinar. Dotada da perspectiva dialética, a pesquisa aprovada pelo CEP da Famerp sob o Parecer nº: 097338/2017;
Foi possível identificar a presença de uma escuta diagnóstica nos parâmetros do trabalho social que entendemos encontrar-se fortemente articulada com o conceito de "exame" de Foucault (1999).
Isso porque, além da constatação de que a escuta costuma ser atribuída enquanto função do profissional da Psicologia no cotidiano dos serviços, os próprios cadernos da política desenvolvem a noção articulada à subjetividade, histórias e narrativas.
Quantos metros o sensor de presença?
Tem neve em Bariloche no mês de outubro?
Quais as principais consequências da desigualdade social no Brasil?
Com quanto tempo pode dar banho em filhote?
Como dividir documento pdf pagina por pagina?
Qual o prazo para interposição da ação penal pública?
O que é uma abordagem sistêmica?
Quanto custa um curso de full stack?
Qual é a diferença entre a arquitetura ponto a ponto e a cliente servidor?
Como iniciar uma conversa online?
O que pode substituir o cremor de tártaro?
Qual a diferença entre fibromialgia é dor neuropática?
Como melhorar a participação dos pais no contexto escolar?