O uso de palavras ou locuções para expressar emoções é chamado de interjeição. As interjeições podem ser: apenas um som vocálico (Oh!, Ah!), uma palavra (Oba!, Vamos!, Uai!, Silêncio! ) ... ou um grupo de palavras (Não diga!, Puxa vida!, Ora bolas!).
Tipos de interjeição
Que esperança!, Qual!, Qual o quê!, Pois sim!
Exemplos das interjeições:
As preposições podem ser divididas em dois tipos: preposições essenciais, preposições acidentais e locuções prepositivas. Confira os conceitos e exemplos abaixo: Preposições essenciais são palavras que funcionam apenas como preposição.
A interjeição é um recurso da linguagem afetiva, em que não há uma ideia organizada de maneira lógica, como são as sentenças da língua, mas sim a manifestação de um suspiro, um estado da alma decorrente de uma situação particular, um momento ou um contexto específico. Exemplos: Ah, como eu queria voltar a ser criança!
Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito; ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas. Ah! Pode exprimir prazer, deslumbramento, decepção; Psiu!
Exclamação que exprime espanto, admiração ou contentamento.
Ela expressa sentimentos, sensações, estados de espírito, sendo sempre acompanhadas de um ponto de exclamação (! ). As interjeições são consideradas “ palavras-frases ” pois representam frases-resumidas, formadas por sons vocálicos (Ah!
– Alegria - Diferentes interjeições exprimirem sentimentos semelhantes. Por exemplo: Expressão de alegria: Oba! Hoje à noite terá pizza! Que bom! Deu tudo certo! Viva! Conseguimos atingir a meta! Eba! Sairei de férias na próxima semana! Exemplos das interjeições: Advertência: Cuidado!, Fogo!, Alerta!, Atenção!, Calma!
As interjeições são palavras invariáveis , isto é, não sofrem variação em gênero, número e grau como os nomes, nem de número, pessoa, tempo, modo, aspecto e voz como os verbos. No entanto, em uso específico, algumas interjeições sofrem variação em grau.
No entanto, em uso específico, algumas interjeições sofrem variação em grau. Deve-se ter claro, neste caso, que não se trata de um processo natural dessa classe de palavra, mas tão só uma variação que a linguagem afetiva permite.
Como saber quantas parcelas falta da minha moto Honda?
O que é uma estrofe de um texto?
Como parar de receber mensagens de broadcast?
Como parar de correr atrás de uma pessoa?
Como saber quantas chaves tem um clarinete?
É melhor parar de fumar de uma vez ou aos poucos?
Quando se rescisão um contrato?
Como funciona o processo de digitalização?
Como desativar notificações do YouTube no E-mail pelo celular?
Como se dá o processo de regionalização?
O que fazer para não comprar compulsivamente?
Como tirar os anúncios que aparecem na tela do celular?
O que falar para alguém que foi promovido?
Como funciona o relógio biológico do corpo humano?