O câncer ocupacional é originado devido a exposição a agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho, mesmo após a cessação da exposição; representa de 2% a 4% dos casos de câncer.
Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o benzeno é comprovadamente cancerígeno para seres humanos, causando linfomas e leucemias (sobretudo Leucemia Mieloide Aguda – LMA), entre outros tipos de câncer.
O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, radiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de formação do câncer.
Como proteger os colaboradores do câncer no trabalho?
CÂNCER CUTÂNEO OCUPACIONAL O câncer da pele compreende neoplasias que podem apresentar diferentes linhagens. Os mais freqüentes são o carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer da pele, o carcinoma epidermoide, com 25% dos casos, e o melanoma, detectado em 4% dos pacientes.
O benzeno é um composto considerado altamente cancerígeno, pois seus metabolitos se instalam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. A exposição a ele, além de poder causar câncer (leucemia), pode causar anemia e distúrbios do comportamento.
A absorção do benzeno provoca efeitos tóxicos para o sistema nervoso central, causando, de acordo com a quantidade absorvida, narcose e excitação seguida de sonolência, tonturas, cefaléia, náuseas, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsões, perda da consciência e morte.
9- Miojo pode causar câncer? MITO. Porém, se consumido a longo prazo e em grandes quantidades, pode predispor ao câncer pelas lesões causadas nas células a longo prazo.
Como toda doença, alguns tipos de câncer têm cura e outros não. Tudo depende essencialmente do tipo de tumor maligno e do estágio em que esse câncer se encontra no momento do diagnóstico. As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com tempo em que o tumor é detectado no paciente.
Pesquisa tem demonstrado que o benzeno ser não só um produto químico (causadoras de câncer) cancerígeno, mas crônico (longo prazo) e a exposição ao benzeno tem sido associada a várias formas de leucemia por estudos publicada já em 1922.
Sintomas agudos da exposição ao benzeno podem incluir a irritação dos olhos e da pele, tontura, náusea, dor de cabeça, tontura e batimento cardíaco irregular. Nas mulheres, a exposição prolongada ao benzeno no ar pode resultar em padrões irregulares de menstruação e diminuição do tamanho do ovário.
Uma forma de compreender os efeitos carcinogênicos do benzeno é através do exame dos produtos de oxidação biológica. Benzeno puro, por exemplo, oxida no corpo para produzir um epóxido, óxido de benzeno (também chamado de oxepino), o qual não é excretado facilmente e podem interagir com o DNA para produzir mutações prejudiciais.
Apresentamos uma lista com 15 alimentos cancerígenos que estão em nossa mesa. Você sabia que quando os grãos de trigo são refinados, os seus nutrientes naturais são todos destruídos? Esse é apenas o começo. Depois de refinada, a farinha não fica branca imediatamente, é preciso usar um gás de cloro para acelerar o processo.
Como o cidadão pode participar da vida social?
Quanto tempo demora para morrer com cianureto?
O que se entende por ciclo de vida?
Como é feito o cimento Portland?
Como jogar gelo mais rápido no Free Fire?
Por que o calor excessivo desnatura as proteínas?
Qual a ordem para assistir caçadores de trolls?
Como os carboidratos são absorvidos pelo organismo?
Como surgiu o boliche no Brasil?
Como a cafeína age no cérebro?
O que fazer para substituir o Adobe Flash Player?
Como jogar com amigos distantes no Minecraft?
Como preparar a terra para o plantio de soja?
Como preparar o solo para plantar couve?