De certa forma, o conceito de “trabalho remoto” é rotina para os funcionários do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da Nasa, envolvidos no controle do rover Curiosity. Afinal, os comandos enviados por eles serão executados a mais de 200 milhões de km de distância, na superfície de Marte.
O escudo térmico para o rover foi feito de ablator de fibra de carbono impregnado com fenólico (PICA), para permitir que ele resista a até 1300° C de calor. Assim como o Curiosity, o Perseverance inclui um braço robótico, embora o braço do Perseverance seja mais longo e mais forte, medindo 2,1 m.
Tal como na missão Mars Pathfinder, a missão Mars Exploration Rovers, os veículos são alimentados por painéis solares. Eles foram dotados de "asas", onde sobre quais se apoiam alguns de seus painéis solares, que absorvem a luz do Sol e a transformam em energia elétrica.
Os orbitadores têm grandes antenas e rádios mais potentes, e podem transmitir dados para a Terra mais rápido do que o rover poderia fazer diretamente. Portanto, a maior parte dos dados devolvidos pela Curiosity (MSL), é via ligações de transmissão UHF com a MRO e a ODY.
Para manterem contato com as Voyagers, os cientistas da NASA utilizam a Deep Space Network (ou DSN), um complexo de antenas, com 26, 34 e 70 metros de diâmetro, localizadas na Califórnia (EUA), na Espanha e na Austrália. Esta distribuição permite o contato com as sondas 24 horas por dia.
O veículo parou de funcionar em Marte em 27 de fevereiro de 2015, após um curto-circuito que desencadeou alertas de segurança a bordo.
A 20 de julho de 1976, a sonda norte-americana Viking I pousou com sucesso em Chryse Planitia, uma planície circular na região equatorial norte de Marte, perto de Tharsis, e tirou a primeira fotografia da superfície. A sonda gêmea, a Viking II pousou em 3 de Setembro do mesmo ano em Utopia Planitia.
Este artigo ou se(c)ção trata de uma missão espacial atualmente em curso.
Curiosity | |
---|---|
Contratante(s) | United Launch Alliance |
Data de lançamento | 26 de novembro de 2011, às 15:02:00 UTC |
Veículo de lançamento | Atlas V 541 (AV-028) |
Local de lançamento | LC-41, Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral |
As sondas eram as seguintes Mars Global Surveyor, Mars Pathfinder, Mars 98 (Mars Climate Orbiter e Mars Polar Lander), Mars 2001, Mars 2003 e Mars 2005.
A Curiosity tem dois computadores chamados RCE, ou Rover Compute Element, e cada um deles tem um processador RAD7 MHz, capaz de processar 400 milhões de instruções por segundo, 256 MB de memória RAM e 2 GB de memória Flash. Ela tem dois para caso um deles tenha problemas, o outro tome o lugar.
Como saber se as passagens aéreas vai baixar?
Como transformar uma potência em logaritmo?
O que causa trompas inflamadas?
Como descobrir se a pessoa é LGBT?
Como transformar Imagem em tabela no Excel?
Quais os alimentos para aumentar as plaquetas?
Como saber se duas retas são paralelas entre si?
Como transformar uma planilha do Excel em online?
Como transformar uma imagem em texto ascii?
Como achar e-mail de uma pessoa no Gmail?
Como transformar potência em número decimal?
Como saber se alguém rouba sua energia espiritual?
Como transformar a raiz em potência?
Como tomar o Mastruz com Leite?
Como preparar o detergente com bicarbonato?
Como preparar a tinta para pintar?