Todo o processo para platinar começa com a remoção dos pigmentos dos fios, principalmente se você usa tonalizante ou tinta. Para isso, o pó descolorante é o preferido dos profissionais, pois tem a capacidade de clarear até oito tons. Já os superclareadores não agridem tanto, porém chegam até cinco tons a menos.
A mistura de água oxigenada e pó descolorante retira o pigmento dos fios. O que os faz ficar claros o suficiente para serem matizados ou tonalizados depois. Por isso, é dessa forma que se atinge o efeito platinado.
Para platinar o cabelo, primeiro é passado o descolorante em todo o comprimento dos fios, a 2 centímetros de distância da raiz. Geralmente é preciso passar o produto várias vezes até atingir o tom desejado - por isso o cabelo precisa ser forte para aguentar essa fase de descoloração.
Utilize uma tintura ou um tonalizante cujo reflexo seja acinzentado (azul) e tom de base seja acima de 9. Ex: 9.01 (L'Oreal Richesse ou Majiblond), 11.11 (Alfaparf Platinum), etc.
Para deixar os fios completamente brancos, dependendo do tom de base do seu cabelo, será necessário neutralizar o restante dos pigmentos com um tonalizante em tom de violeta pastel, que é a cor complementar do alaranjado que muitas vezes fica nos fios.
Os cabelos platinados são obtidos por meio de um processo químico que altera a pigmentação do fio. Esse procedimento, basicamente, envolve duas importantes etapas: a descoloração e a tonalização. A primeira é a que irá tirar toda a cor do seu cabelo, deixando-o pronto para o processo.
Antes de começar o processo e entender como platinar o cabelo em casa, é necessário estar ciente que a mistura descolorante não só retira a pigmentação, como também elimina alguns nutrientes fundamentais para a saúde dos fios.
Para quem se encontra nessa situação, saiba que a tática funciona. Mas, fica o aviso: depois do procedimento, é preciso ter muita disciplina para recuperar a saúde dos fios. A seguir, confira inspirações e os cuidados que você deve ter com o cabelo platinado.
O processo químico que deixa o cabelo platinado é bastante agressivo para o fio e pode, sim, causar danos no curto e longo prazo. Como a descoloração agride de forma profunda o fio, é preciso considerar esse como um processo arriscado. Entretanto, isso não é regra: com bons cuidados e rotinas de manutenção, o seu cabelo pode manter-se saudável.
Quais são as fases da mitose e meiose?
Quais as chances de cura de câncer no colo do útero?
Como ativar o WebGL 20 no Chrome?
Qual a doença da Susana Vieira?
Pode colocar papel alumínio na grelha da churrasqueira?
Qual a importância da ética na sociedade de hoje?
Qual a importância da orientação é localização?
É melhor reduzir o prazo ou o valor das parcelas?
Quais os jogos de mesa mais populares?
Como saber se minha filha está matriculada?
Quais ângulos são congruentes ao ângulo A?
Quais as hipóteses em que não se aplica à impenhorabilidade do bem de família?