Faça sempre anotações com as suas próprias palavras, pois, assim, quando você desejar utilizá-las em um texto, basta transcrever essas ideias e adicionar as demais citações para se evitar as diversas modalidades de plágio. Nunca se esqueçam, plágio é cópia, além de imoral é considerado como um crime.
Para evitar o plágio, o pesquisador deve citar, tão logo utilize a ideia de terceiros, qual a fonte de pesquisa de onde aquela ideia foi extraída. Há basicamente duas formas de citação, a direta e a indireta.
Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações. O autor deve assegurar-se da correção de cada citação e que cada citação na bibliografia corresponda a uma citação no texto do manuscrito.
O autoplágio pode visar “aumentar o número de artigos publicados, buscando maior visibilidade na comunidade científica e obter financiamentos para pesquisas”, segundo Kistemann. Há ainda, conforme o docente, invenção ou manipulação de dados para forçar um resultado.
5 sinônimos de plágio para 2 sentidos da palavra plágio: 1 cópia, paródia, arremedo. 2 contrafacção, imitação.
Qual a implicação do plágio na prática? Na prática, o plágio traz problemas tanto para a instituição que publicou o trabalho plagiado como para o pesquisador que cometeu o ato. Então, é preciso muito cuidado na hora de avaliar os trabalhos submetidos em seu evento.
O plágio em produções científicas e acadêmicas já existia na era pré Google, porém de uma forma mais discreta. A dificuldade do acesso às informações tornava mais complicada tanto a utilização de ideias alheias quanto a identificação das cópias ilegais por parte dos avaliadores.
Apesar de todas as informações disponíveis e a atuação diligente dos profissionais da informação, docentes e autores, compreender o conceito de plágio não é tarefa fácil. Nesse sentido, o trabalho do professor Marcelo Krokoscz merece destaque especial.
Marcelo Krokoscz: O plágio é um fenômeno que caracteriza uma fraude autoral. Surgiu na antiguidade (séc II a. C.), mas a concepção adotada hoje é resultado das mudanças nos processos editoriais e legislações autorais surgidas no início do século XVIII. SIBiUSP: Como se detecta um plágio em um trabalho científico?
O que fazer para passar o efeito da droga?
Para que serve a bússola e o GPS?
Onde levar as crianças gastando pouco?
O que contribui para a preservação dos patrimônios?
Como por folha na horizontal no word?
O que são alimentos com fibras?
Quantas calorias devo consumir por dia para perder 1 kilo por dia?
Qual é a importância de tratar a água?
Qual a taxa de hormônio ideal para engravidar?
Como se escreve corretamente bônus?
Quanto tempo uma pessoa fica nas redes sociais?
Pode tomar dipirona e ibuprofeno juntos?
Qual é a média de um QI normal?
Qual é o papel da Assembleia Constituinte no Brasil?
Quanto tempo eu preciso trabalhar para receber o seguro desemprego?