Como prevenir a LER?
O melhor jeito de evitar as doenças das LER/Dort é cuidar das questões da ergonomia, ou seja, organizar o trabalho em função da relação entre o homem e a máquina, para que o profissional não force o corpo adotando uma postura errada.
Estrutura de trabalho inadequada, movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo e até mesmo o estresse e pressão no ambiente ocupacional são as principais causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Nas crises agudas de dor, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios e repouso. Nas fases mais avançadas da síndrome, a aplicação de corticoides na área da lesão ou por via oral, fisioterapia e intervenção cirúrgica são recursos terapêuticos que devem ser considerados.
Como prevenir LER e DORT
A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é um grupo de doenças que atinge as partes moles do sistema musculoesquelético — músculos, nervos e tendões. Caracterizada como um Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), é causada pela atividade repetitiva e contínua que sobrecarrega o organismo.
A ginástica laboral é uma das ações mais eficazes para prevenir DORT. As aulas, acompanhadas de um profissional da saúde, ensinam alongamentos e correção de postura, aliviando dores e tensões musculares.
Estrutura de trabalho inadequada, movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo e até mesmo o estresse e pressão no ambiente ocupacional são as principais causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
LER (Lesão por Esforço Repetitivo) não é propriamente uma doença em si. Mas, sim, uma síndrome que pode agrupar diversas doenças, como a tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias.
Dessa forma, a LER inclui uma série de doenças, por exemplo: Mialgia (dores musculares). Em função disso, os sintomas de LER variam bastante de uma pessoa para outra, podendo incluir dor, dormência, formigamento, sensação de choque ou agulhadas, perda da sensibilidade e fraqueza para segurar objetos, entre outros.
Além disso, também são liberados hormônios que regulam as funções orgânicas. Um fator muito importante para a prevenção de doenças é que, quando dormimos, o corpo reproduz suas células de defesa, para que o sistema imunológico possa combater os agentes infecciosos e prejudiciais ao organismo.
Você precisa estar consciente de que, mesmo tomando os devidos cuidados, não há como prevenir doenças se não tiver uma boa noite de sono. Isso porque é quando dormimos que o nosso organismo realiza diversas funções essenciais para manter o seu equilíbrio e saúde. Durante a noite, o corpo humano se mantém parcialmente ativo.
Como surgiu a menstruação na Bíblia?
Como funciona contrato de compra e venda de veículo?
Qual o melhor chá para inflamação?
Quais os benefícios de tomar leite antes de dormir?
Qual a importância da parede celular das bactérias Gram-negativas?
Como saber se tenho dinheiro em algum banco pelo CPF?
Qual nome da injeção de 3 meses?
Qual o Shiny mais raro Pokémon GO?
Quem fez Enem 2019 pode se inscrever no Sisu 2022?
Quais são os dois parâmetros medidos pelo Ideb?