Como prevenir a LER?
O melhor jeito de evitar as doenças das LER/Dort é cuidar das questões da ergonomia, ou seja, organizar o trabalho em função da relação entre o homem e a máquina, para que o profissional não force o corpo adotando uma postura errada.
Estrutura de trabalho inadequada, movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo e até mesmo o estresse e pressão no ambiente ocupacional são as principais causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Nas crises agudas de dor, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios e repouso. Nas fases mais avançadas da síndrome, a aplicação de corticoides na área da lesão ou por via oral, fisioterapia e intervenção cirúrgica são recursos terapêuticos que devem ser considerados.
Como prevenir LER e DORT
A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é um grupo de doenças que atinge as partes moles do sistema musculoesquelético — músculos, nervos e tendões. Caracterizada como um Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), é causada pela atividade repetitiva e contínua que sobrecarrega o organismo.
A ginástica laboral é uma das ações mais eficazes para prevenir DORT. As aulas, acompanhadas de um profissional da saúde, ensinam alongamentos e correção de postura, aliviando dores e tensões musculares.
Estrutura de trabalho inadequada, movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo e até mesmo o estresse e pressão no ambiente ocupacional são as principais causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
LER (Lesão por Esforço Repetitivo) não é propriamente uma doença em si. Mas, sim, uma síndrome que pode agrupar diversas doenças, como a tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias.
Dessa forma, a LER inclui uma série de doenças, por exemplo: Mialgia (dores musculares). Em função disso, os sintomas de LER variam bastante de uma pessoa para outra, podendo incluir dor, dormência, formigamento, sensação de choque ou agulhadas, perda da sensibilidade e fraqueza para segurar objetos, entre outros.
Além disso, também são liberados hormônios que regulam as funções orgânicas. Um fator muito importante para a prevenção de doenças é que, quando dormimos, o corpo reproduz suas células de defesa, para que o sistema imunológico possa combater os agentes infecciosos e prejudiciais ao organismo.
Você precisa estar consciente de que, mesmo tomando os devidos cuidados, não há como prevenir doenças se não tiver uma boa noite de sono. Isso porque é quando dormimos que o nosso organismo realiza diversas funções essenciais para manter o seu equilíbrio e saúde. Durante a noite, o corpo humano se mantém parcialmente ativo.
Quais cursos que mais empregam?
Qual melhor horário para tomar Morosil?
Quanto tempo demora visto de trabalho para Portugal?
Como se escreve 1100 no cheque?
Quantas expansões tem The Witcher 3?
Qual foi a maior invenção de uma mulher?
O que vem primeiro eu ou você?
Quem mora de esquina paga dois IPTU?
Pode colocar amaciante no vaporizador?
O que é uma hipertermia maligna?
Faz mal adulto usar shampoo de bebê?
Como conseguir licença para cortar árvores?
Como identificar uma norma jurídica?
Quantas e quais são as partes do corpo humano?
Qual a diferença entre seretide e symbicort?
O que é uma decisão interlocutória no processo do Trabalho?