Recursos minerais são substâncias naturais inorgânicas que foram descobertas a partir do século XVII quando os colonizadores encontraram ouro em Minas Gerais. Os recursos minerais podem ser: Metálicos: Como ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio.
Os recursos minerais são, em geral, todos os recursos físicos extraídos da superfície ou sub-superfície da Terra, e cuja composição vai desde os elementos mais simples (pedras e materiais de construção) até os mais complexos (ferro, ouro, prata).
Os recursos minerais energéticos são materiais naturais que, após lavrados, podem ser utilizados para a obtenção de energia para diversas finalidades.
Os recursos naturais não-renováveis (ouro, prata, diamante, petróleo, ferro, estanho, níquel e etc.) ... O segundo são os minerais que em sua composição química possuem elementos não metálicos, como carvão e petróleo.
Os minérios são amplamente utilizados como matéria-prima para a elaboração de diversos bens, desde aviões até eletrodomésticos. De igual forma, os chamados recursos minerais energéticos são utilizados para a produção de energia.
45 curiosidades que você vai gostar
Os recursos minerais são concentrações de minério cujas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente viável. Dividem-se em metálicos (ferro, cobre, estanho e outros) e não metálicos, como quartzo, calcário, mármore e outros.
Trens, carros, motocicletas, aviões e até uma simples bicicleta: todos estes meios de transporte, sem exceção, precisam de no mínimo um minério para serem construído – o ferro. Além dele aço, alumínio e sílica são apenas alguns dos exemplos da utilização da mineração no setor.
Recursos naturais e sua classificação
Os recursos naturais podem ser classificados de duas formas distintas: Recursos naturais renováveis: aqueles que são inesgotáveis ou que possuem capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem. Exemplos: água, solo, florestas, luz solar, etc.
Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros.