Desequilíbrio ácido-básico ou desbalance ácido-base é um transtorno fisiológico sistêmico geralmente causado por problemas respiratórios, renais ou hepáticos.
A acidose metabólica e a alcalose metabólica são causadas por um desequilíbrio na produção de ácidos ou bases e na excreção renal. A acidose respiratória e a alcalose respiratória são provocadas por alterações na exalação de dióxido de carbono devido a distúrbios pulmonares ou respiratórios.
A regulação do equilíbrio ácido- base no organismo, depende da atuação dos sistemas tampão existentes no sangue (líquido intravascular), nos tecidos (líqui- do intersticial) e no interior das células (lí- quido intracelular). Os sistemas tampão são também conhecidos, pela sua denomi- nação inglesa: sistemas “buffer”.
Os desequilíbrios ácido-base são alterações patológicas da pressão parcial de dióxido de carbono (Pco2) ou de bicarbonato sérico (HCO3−) que tipicamente produzem valores de pH arterial anormais.
Os distúrbios ácidos-básicos (DAB) ocorrem devido ao desequilíbrio do pH sanguíneo. Trata-se de problemas clínicos frequentes, como a acidose tubular, acidose lática e cetoacidose diabética, e seu tratamento depende do diagnóstico médico e da identificação do distúrbio.
Acidose Metabólica É um distúrbio do equilíbrio ácido-base caracterizado por níveis plasmáticos reduzidos de pH e bicarbonato. A PaCO2 costuma estar diminuída como conseqüência da hiperventilação compensatória, que é uma resposta dos pulmões para combater a acidose.
A cetoacidose (diabética, alcoólica ou por jejum prolongado) que ocorre pelo aumento do metabolismo de ácidos graxos e acúmulo de acetoacetato e hidroxibutirato. O diabetes melito tipo 1 é a principal causa de cetoacidose e seu tratamento é abordado em capítulo específico.
Alcalose Metabólica Há 3 mecanismos gerais para a sua instalação: 1- a perda de ácido (ex.: perdas de ácido clorídrico nos vómitos); 2- Aporte de bases (ex.: administração de bicarbonato na ressuscitação); 3- Contração do volume extracelular, com perda de fluídos contendo mais Cl- do que HCO3-.
rins atuam na eliminação de H+ presente na circulação. Os pulmões controlam a eliminação de H+ do organismo, utilizando o íon bicarbonato na produção de CO2 e H2O.
Os distúrbios ácidos-básicos (DAB) ocorrem devido ao desequilíbrio do pH sanguíneo. Trata-se de problemas clínicos frequentes, como a acidose tubular, acidose lática e cetoacidose diabética, e seu tratamento depende do diagnóstico médico e da identificação do distúrbio.
Os desequilíbrios ácido-base são classificados como metabólicos se a alteração do pH ocorrer primariamente por causa da alteração do bicarbonato (HCO 3 −) sérico e como respiratórios se a alteração for primariamente decorrente de uma modificação da P co 2 (aumento ou diminuição da ventilação).
Os parâmetros importantes para análise do estado de equilíbrio ácido-base são o pH, a tensão parcial de dióxido de carbono no sangue (PCO2) e o teor de bicarbonato (HCO3). O pH define se há acidose ou alcalose, se seu valor estiver abaixo ou acima da faixa de normalidade do sangue.
A acidose metabólica é caracterizada por uma queda no pH e na concentração de HCO3 -. Pode ser causada pelo aumento de íons H+ ou pela perda de bicarbonato.
Distúrbios ácido-base complexos ou mistos envolvem mais de um processo primário. Nesses distúrbios mistos, os valores podem ser enganosamente normais.
Quais são as fases do ciclo celular?
Como limpar armas Red Dead 2 PC?
Onde fica a lixeira do Samsung j2?
Como saber o valor real do Wish?
Quanto tempo demora para diminuir a vontade de fumar?
Porque a fusão nuclear libera mais energia?
Como limpar água barrenta do lago?
Como se prevenir de miocardite?
Como calcular o valor do aluguel de um imóvel?
Tem que tirar a tripa da linguiça?
Quais as características da poliomielite?
Como limpar o switch do teclado?
O que levar para a manifestação?
Como limpar armação de óculos de acetato?
Como limpar saída de som do iPhone?
Quais são as diferentes maneiras de se proteger dos malefícios da radiação solar?