Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
Avaliação da perda de memória
A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. Nesta condição, ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais e aumento da atenção e hipervigilância a estímulos ameaçadores, levando a lapsos de memória por desatenção e falta de concentração.
Os dois tipos de memória principais são a memória de curto prazo e a memória a longo prazo. É possível sofrer alterações ou perda de memória nos dois tipos previamente mencionados, mas vamos focar na memória declarativa a longo prazo.
Como evitar a perda de memória
O médico capaz de auxiliar pacientes com problemas de memória é o neurologista cognitivo. Ele atua com a memória, o comportamento, a percepção do ambiente e adequação social.
Alzheimer: a doença do esquecimento. O Mal de Alzheimer é uma doença que causa a degeneração de células do cérebro, levando a um quadro conhecido como demência.
Estes efeitos variam de pessoa para pessoa, portanto é sempre importante relatar ao médico os remédios usados caso haja suspeita de alteração da memória. Como tratar: é orientado conversar com o médico para a troca ou suspensão dos possíveis medicamentos associados à perda de memória.
Mas de qq forma ele perdeu a capacidade de reter a memoria por tempos mais longos, oq eu queria era ter amnsia de esquecer até o meu nome tipo de ter que outras pessoas me digam quem sou e etc. Mas dae pra frente guardar a novas memorias e tla, normalmente. nao é bem assim nao..
Por esse motivo, é comum haver uma perda de memória repentina, ou um lapso, em situações como uma apresentação oral, uma prova ou após uma acontecimento estressante, por exemplo.
O transtorno de ansiedade, transtorno depressivo e outras doenças psiquiátricas podem causar perda de memória recente por diversos fatores, principalmente aqueles envolvendo o sistema nervoso.
Como recorrer ao auxílio emergencial negado?
Qual é o substantivo de viúvo?
Como se escreve a palavra agitação?
Como se escreve a frase Ai que dor de cabeça?
Como saber se a pessoa tem compulsão alimentar?
Qual é o significado de ajudou?
Como colocar cancelas em uma rua?
Por que sentimos antipatia por algumas pessoas?
Qual o correto alarme ou alarme?
Como é que se separa a palavra vassoura?
Quais os principais sintomas de câncer na cabeça?
Como escrever órgão na nova ortografia?
Porque travessa de vidro quebra no forno?
Como saber o resultado da isenção da Fuvest?