A pedra na vesícula, cientificamente chamada de cálculo biliar ou colelitíase, é o acúmulo de cálcio e colesterol dentro da vesícula biliar causado por níveis altos de colesterol no sangue, má alimentação, obesidade ou diabetes, por exemplo.
Quando o fígado secreta colesterol em excesso, a bile fica saturada com colesterol. O excesso forma partículas sólidas (cristais de colesterol). Esses cristais microscópicos se acumulam na vesícula biliar, onde se agrupam e formam os cálculos biliares.
Seus principais componentes são água, bicarbonato de sódio, sais biliares, pigmentos, gorduras, sais inorgânicos e colesterol. A vesícula biliar está conectada ao fígado e ao duodeno pelo trato biliar, apresentando ainda ductos hepáticos direito e esquerdo, cístico e colédoco.
Os alimentos proibidos na crise de vesícula são os alimentos mais gordurosos como:
A grande maioria dos pacientes com pedra na vesícula são assintomáticos e não vão desenvolver sintomas ao longo da vida. Estima-se que apenas 20% a 30% apresentarão sinais em um período de 20 anos, sendo que apenas 1% terá complicações mais sérias.
A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.
Como tirar o número da camisa de time?
Quando podemos considerar o esporte enquanto educação?
Como tirar um período sabático?
Como tirar print da tela Samsung a31?
Como podemos ser felizes de acordo com estoicismo?
Como é possível conhecer a história de um bairro?
O que devo fazer para realizar meus sonhos?
Quais as condições de incubação dos meios?
Como é que tira petróleo do mar?
Em que consiste o processo de conurbação?
Como tirar uma boa foto para o LinkedIn?
Como deveria ser uma educação emancipadora?