Pode ocorrer como resultado de lesão na cabeça, cirurgia craniana, hemorragia, meningite ou tumor. A maioria da população com este tipo de hidrocefalia tem mais de 60 anos, e muitas dessas pessoas acreditam que seus sintomas são apenas parte do processo de envelhecimento.
O tratamento mais usado contra a hidrocefalia de pressão normal é a cirurgia de derivação ventriculoperitoneal (DVP). Esse procedimento consiste na introdução de um pequeno cateter na cavidade ventricular para desviar o excesso de liquor contido nos ventrículos para a cavidade abdominal.
A hidrocefalia nem sempre tem cura, no entanto, pode ser tratada e controlada através de cirurgia para drenar o líquido e aliviar a pressão no cérebro. Quando não tratada, as sequelas de hidrocefalia podem incluir atraso no desenvolvimento físico e mental, paralisia ou até mesmo morte.
A hidrocefalia ocorre quando o líquido dos espaços normais do cérebro (ventrículos) não pode ser drenado. O líquido pode se acumular por muitos motivos, como um defeito congênito, hemorragia no cérebro ou tumores cerebrais. Os sintomas típicos incluem cabeça excepcionalmente grande e desenvolvimento anormal.
Sintomas da Hidrocefalia de Início Adulto 1 Dores de cabeça; 2 Náusea; 3 Dificuldade em focar os olhos; 4 Caminhada instável; 5 Fraqueza nas pernas; 6 Quedas repentinas; 7 Irritabilidade; 8 Sonolência; 9 Mudança na personalidade e comportamento; 10 Convulsões. More ...
Depois da cirurgia de derivação para hidrocefalia, poderão surgir complicações como mau funcionamento da válvula ou obstrução do tubo para drenar o líquido, sendo necessárias, na maioria dos casos, outras cirurgias para trocar o sistema, ajustar a pressão da válvula ou corrigir a obstrução, por exemplo.
O cérebro pode encolher em pacientes idosos ou com doença de Alzheimer, e o volume de LCR aumenta para preencher o espaço extra. Nestes casos, os ventrículos são aumentados, mas a pressão geralmente é normal. A hidrocefalia resulta do bloqueio gradual das vias de drenagem do LCR no cérebro.
A hidrocefalia oculta é uma síndrome provocada pelo aumento do líquido que circula nas cavidades cerebrais. Quem primeiro identificou a hidrocefalia de pressão normal (HPN) foi o neurocirurgião Sálomon Hakim, na Colômbia, em 1957. À época, a síndrome foi chamada de hidrocefalia sintomática oculta.
Como funciona o freio da Pampa?
Como fazer empréstimo com documento de terra?
Qual a função do esquecimento?
Como pegar o empréstimo do governo?
Como funciona o aparelho eco OBD2?
Como usar o forno do fogão a gás?
Como funciona o fluxo de compras nas empresas?
O que acontece quando a estagiária engravida?
Como saber se a ovelha tá perto de parir?
O que fazer para parar de ser excluído?