Os abscessos hepáticos podem ser causadas por diferentes microrganismos, como bactérias ou mesmo por fungos, que podem surgir devido a uma disseminação das bactérias pelo sangue ou da disseminação local de focos de infecção da cavidade peritonial, perto do fígado, como é o caso da apendicite, doenças associadas ao ...
A esteatohepatite é caracterizada por uma inflamação difusa, com alterações necroinflamatórias na avaliação histológica do fígado (biópsia), podendo evoluir para fibrose, cirrose, e aumento de incidência de hepatocarcinoma. Pacientes com esteatohepatite frequentemente apresentam exames de função hepática alterada.
O abscesso hepático piogênico consiste na presença de coleção purulenta secundária à infecção bacteriana no parênquima hepático. Sua frequência é relativamente rara na população geral, em torno de 1.1 a 2..000 habitantes, com mortalidade entre 5.6-80%.
Um abscesso se forma a partir da existência de um inóculo de bactérias superior a capacidade do fígado de eliminá-lo ocorrendo assim invasão tecidual, infiltração de neutrófilos e, finalmente, a formação de abscesso.
Tipos de nódulo hepático benigno Existem três tipos principais: o hemangioma, a hiperplasia nodular focal e o adenoma hepático. O hemangioma é o mais comum e se origina nos vasos sanguíneos. Já a hiperplasia nodular focal, por sua vez, surge por conta da proliferação de células ao redor de um vaso.
O tratamento deste tipo de nódulo depende da causa. Se sólidos, geralmente são removidos cirurgicamente. Já os cistos podem ser drenados. Caso seja diagnosticado câncer de mama, realiza-se cirurgia, radiação, quimioterapia ou terapia hormonal. Nódulos também podem surgir no pulmão.
Nesse caso, o nódulo pode ser apenas um cisto, que é uma espécie de saquinho com conteúdo líquido que pode ser causado por parasitas, um abscesso ou provocado por bactérias, por exemplo. No caso dos cistos causados por parasitas ou dos abscessos, estes geralmente precisam de tratamento adequado.
Na maioria dos casos, o nódulo no fígado é benigno e, por isso, não é perigoso, especialmente quando aparece em pessoas sem doença de fígado conhecida, como cirrose ou hepatite, sendo descoberto acidentalmente em exames de rotina.
O que é ser bolsista de produtividade do CNPq?
Como funciona o ranqueamento do Google?
Quanto recebe o aplicador do Enem?
O que é bom para sapinho nos lábios?
Como ser aprovado no financiamento de moto?
Como deve ser tratada uma queimadura de 2 grau?
Como ser um biólogo de animais?
O que fazer em caso de superdosagem de vitamina D?
Quanto tempo demora para ser aprovado na Monetizze?
Pode limpar o óculos de grau com álcool?
Como funciona a análise de imobiliária?
É possível ser batizado com o Espírito Santo e não falar em línguas?
O que fazer para melhorar a síndrome do pânico?
É possível passar em um concurso com 18 anos?
Como ser bancada por um Sugar?