Vinhos brancos e rosés Harmonizam com saladas, aves, peixes e frutos do mar, massas ao molho branco e queijos de massa mole.
Se você deseja degustar um vinho Chardonnay enquanto come uma salada, a nossa recomendação é optar por um prato com folhas verdes, queijo curado, como o parmesão e toques de frutas secas oleosas, como amêndoas, nozes ou avelãs.
As notas herbáceas dos vinhos Sauvignon Blanc casam muito bem com saladas frescas de folhas e frutas, guarnecidas de aspargos grelhados. Além disso, massas com ervas frescas e molhos leves ou à base de manteiga podem se beneficiar bastante da suculência e da leveza deste varietal.
Essa é outra receita que combina vinho branco com frutas, dessa vez abacaxi, pêssego, morango, uva, maçã verde e laranja. O suco dessa última também faz parte do drink, além de água tônica, açúcar e gelo. O resultado é bem leve e refrescante.
Os peixes e frutos do mar são aromáticos e possuem acidez na medida certa para acompanhar o vinho branco. Outra opção de petisco para vinho branco é uma tábua de queijos leves, como ricota, brie, coalho, minas frescal, mussarela e mussarela de búfala.
5 pratos simples para harmonizar com vinhos
Bobó de camarão, lagosta e bacalhoada, por exemplo, combinam com estes vinhos. Por ter um sabor mais amanteigado, peixes mais gordurosos podem fazer uma boa harmonização. Molhos ricos de sabor, seja em carnes ou massas, podem compor uma boa harmonização com os vinhos Chardonnay.
Entre os vinhos, o branco chardonnay harmoniza com os três tipos de queijos. Além dele, também são indicados os tipos riesling, cabernet sauvignon, merlot e shiraz para o queijo brie, o sauvignon blanc para a muçarela de búfala e os tintos de uvas shiraz, pinot noir, gammay e tampranillo para o camembert.
A Sauvignon Blanc tem origem francesa, das regiões do Vale do Loire e de Bordeaux. Por meio do cruzamento acidental de Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, gerou a admirada Cabernet Sauvignon, uma das variedades de uva tinta com maior popularidade atualmente.
O Demi Sec também pode ser saboreado juntamente com grelhados leves e peixes. Um dos mais conhecidos entre os espumantes, harmoniza bem com aperitivos, canapés, saladas, peixes e comida japonesa.
No caso do vinho branco, o ideal é apostar em molhos a base de legumes para vinhos mais leves. Agora, se você quiser uma bebida mais encorpada, aposte em molhos e ingredientes à base de frutos do mar. As carnes brancas, como o frango, podem ser harmonizadas com bebidas como a Chardonnay.
O vinho branco pode ser produzido também com uvas Chenin Blanc e Gewürztraminer. Por último, não podemos deixar de citar também a Moscatel, muito popular no Brasil, Austrália, França e Portugal. Mussarela de búfala. Neste caso, o ideal é optar por Sauvignon Blanc ou até mesmo pelo vinho verde.
Uma das harmonizações mais comuns do vinho branco é a combinação com peixes e frutos do mar. Isso porque a bebida quase não conta com taninos, combinando bem com a delicadeza dos peixes. Só de falar em risotos combinados com vinhos já podemos sentir a água na boca, certo?
Vinho branco suave. O vinho branco suave é a escolha perfeita para apreciar junto com queijos moles e saladinhas. Aqui, vale a regra do alimento fresco: quanto mais fresco, mais combina com a bebida. Por exemplo, Pinot Grigio é uma excelente aposta para aquele jantar japonês. Foto: Shutterstock .
O que vale é o dispositivo da sentença?
Quantos servidores usam Linux?
Como transferir pensão por morte para filho menor?
O que é bom para recuperar a cartilagem?
Quanto tempo leva para definir as pernas?
Qual a teoria adotada pelo Direito Empresarial?
Qual é a distância de uma caixa dágua para o chuveiro?
Como agem os detergentes em relação as gorduras?
Quais as emergências mais comuns que podem acontecer durante um atendimento odontológico?
Como iniciar uma investigação de paternidade?
Quanto tempo o minoxidil leva para fazer efeito na barba?
Que fração 1 centímetro representa de 1 metro?
Qual a média de carne por pessoa para um almoço?
Dá para lavar edredom King em casa?
O que fazer em uma crise de autismo?