O ar condicionado tem a vantagem de controlar a temperatura, porém o ressecamento que ele causa no ambiente pode prejudicar a garganta, o nariz e os brônquios, por exemplo, gerando prejuízos maiores em pacientes com rinite, asma e outras condições.
"Qualquer coisa que resseque as vias aéreas, principalmente a garganta, pode provocar dor na garganta. A respiração bucal em um ambiente com o clima muito seco pode deixar a garganta seca. O ventilador e o ar-condicionado ressecam ainda mais o ambiente ao diminuir a umidade do ar", explica a otorrinolaringologista.
Ar-condicionado faz mal para quem está gripado? Pode ficar tranquilo, pois se você acha que o ar-condicionado não faz mal para gripe está errado. O que pode piorar o quadro de quem já está gripado é o fato dele ressecar o ar e isso acaba causando uma congestão nasal.
Utilizados com moderação, ambos são bons aliados para manter o conforto de sua temperatura corporal. E nem ar condicionado, tão pouco o ventilador, trazem problemas para quem está gripado. Isso, claro, desde que os aparelhos e o ambiente estejam devidamente limpos.
O ar-condicionado resseca o ar, já o ventilador pode espalhar a sujeira. Saiba como se proteger para evitar doenças respiratórias.
27 curiosidades que você vai gostar
O ar condicionado proporciona maior conforto térmico, mas consome mais energia e retira umidade do ambiente; já o ventilador é mais barato, porém refresca menos o cômodo. ... Já em lugares onde o calor não dá trégua, talvez seja difícil dispensar o ar condicionado.
Qual deles é melhor? É claro que, em uma comparação direta, o ar-condicionado reduz a temperatura de um ambiente interno em muito mais graus do que o ventilador. Porém, o custo do ventilador é muito mais baixo e ele não traz consigo os problemas de secura do ar e complicações de manutenção e instalação.
Segundo a otorrinolaringologista Isabela Oliveira, em parte sim: “O uso de ventiladores pode ser prejudicial quando for direcionado diretamente para a pessoa com inflamação na garganta. Já se estiver direcionado para cima ou para a parede, o ventilador pode ser usado”.
Usar o ventilador para se refrescar não faz mal à saúde, mas pode ser gatilho a sintomas alérgicos e incômodos respiratórios. Manter um umidificador ajuda a minimizar os problemas respiratórios. Dormir bem com a temperatura muito alta é um verdadeiro desafio.
Ar- condicionado -O ar-condicionado pode ressecar as vias respiratórias , mas não irá fazer a doença piorar nem melhorar. Se o paciente já estiver acostumado a dormir com o ar, não é necessário mudar a rotina. Vitamina C - Segundo Eurico Arruda, a vitamina C não cura nem previne a gripe.
Acontece que, ao diminuir a temperatura, o ambiente consequentemente fica mais seco. Isso faz com que as mucosas das vias aéreas ressequem, deixando as pessoas mais propensas a crises alérgicas, infecções e inflamações.
Apesar de trazer rápida sensação de bem-estar, o uso desses equipamentos exige atenção para não prejudicar nossa saúde. O primeiro problema é que estes aparelhos diminuem substancialmente a umidade do ar. Isso faz com que a mucosa do nosso nariz, garganta e restante da via aérea fique ressecada.
Aparelhos de ar-condicionado podem disseminar pelo ambiente os vírus e bactérias que uma pessoa doente esteja eliminando durante a respiração neste ambiente, funcionando como um vetor de transmissão de germes. Além disso, o uso de ventiladores também requer cuidados.
O sal pode ser um ótimo remédio caseiro para tosse. Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação.
Ressecamento da boca e de vias respiratórias
Dormir com o ventilador ligado pode fazer evaporar o suor e a umidade do corpo, causando desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias. Aliás, se você mora em uma região seca, o cuidado deve ser redobrado, pois os sintomas podem ser ainda mais acentuados.
No calor, devem ter atenção redobrada os portadores de doenças crônicas, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e rinite, que têm mais chances de desencadear infecções respiratórias. Isso ocorre devido ao maior contato com ácaros e fungos, especialmente de ventiladores e aparelhos de ar condicionado.
Não há problema em ligar o ventilador ou ar condicionado se o bebê estiver com febre. O que não é recomendado é que o local esteja quente, pois pode elevar ainda mais a temperatura do bebê e dificultar o resfriamento do corpo.
Confira as principais dicas para melhorar de uma gripe mais rápido.Ficar de repouso. ... Beber muitos líquidos. ... Usar remédios apenas com orientação. ... Fazer gargarejos com água e sal. ... Aumentar a umidade. ... Usar bolsa de água quente. ... Lavagem nasal com soro.
Portanto, o uso do ventilador para crianças é liberado, desde que com todos os cuidados. Afinal, criança também sente calor e fica bem agitadas para dormir em tempos quentes.
Pessoas que possuem problemas respiratórios podem ser as mais prejudicadas, isso porque o vento vai diretamente para as vias respiratórias, assim o canal do nariz resseca e perde a sensibilidade de filtrar a poeira que entra. Fica muito desconfortável e, até mesmo, doloroso respirar.
Não há um consenso sobre o que é melhor: ar condicionado ou ventilador. Enquanto o primeiro provoca um ressecamento maior, o segundo gera uma corrente de ar, que pode fazer partículas alergênicas circularem pelo ambiente.
“Existe um mito de que o ar-condicionado transmite pneumonia. Ele surgiu a partir da afirmação de que um ministro teve a doença por causa do uso do aparelho, mas não é verdade”, afirma o pneumologista. Segundo ele, o risco está em não realizar a limpeza adequada do equipamento.
Não se expor a mudanças bruscas de temperatura. Procurar atendimento médico se estiver com uma gripe persistente.
Os principais fatores de risco da pneumonia são:
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.
Assim, quando uma pessoa alérgica entra em contato com esse tipo de ambiente, rinites e outros problemas podem surgir. Os principais sintomas das alergias respiratórias são dificuldade para respirar, tosse, dores de cabeça, nariz ressecado, garganta arranhando e espirros frequentes.
O que é a transferência para Freud?
Quanto tempo devo usar aparelho de contenção?
Qual a forma correta de escrever online?
Quando o grau de miopia é considerado alto?
Qual o significado do nome Oseias e Josué?
Quais os principais benefícios da ergonomia no ambiente de Trabalho?
Qual a importância dos geradores de vapor nas industriais?
Qual é a soma da medida dos ângulos internos de um eneágono regular?
O que significa a expressão debicar?
O que diz o artigo 524 do CPC?
Quando começa o Imposto de Renda 2021?
Qual o melhor creme para hidratar o cabelo com progressiva?