Tratar a otite é um processo muito simples, mas que precisa de comprometimento do dono do animal. Consiste basicamente na limpeza dos condutos com produtos adequados, geralmente à base de ácido lático e salicílico, removendo assim crostas, cerúmen, células mortas que podem atrapalhar o tratamento.
Para facilitar a limpeza das orelhas dos gatos, você pode contar com o auxílio de Cleangard Oto. O produto é um higienizador do conduto auditivo que pode ser usado frequentemente, conforme a necessidade de cada pet.
Otodex 15ml da fabricante UCBVET é um medicamento anti-iflamatório, antibiótico e antifúngico de uso otológico indicado para cães e gatos no combate de otites causadas por bactérias e fungos.
Muitos tutores ouvem a recomendação de dipirona para gatos e ficam com a pulga atrás da orelha. Esse analgésico é muito comum para humanos, mas será que é seguro oferecê-lo para os peludos? O Dr. Ítalo explica que essa substância realmente é utilizada no tratamento para os pets.
Nesse sentido, alguns remédios de uso humano muito comuns no nosso dia a dia, como ibuprofeno e paracetamol, são tóxicos para cães e gatos, e podem inclusive causar a morte do pet medicado.
O tratamento do próprio otohematoma é baseado numa aproximação inicial conservadora com aspiração edrenagem do hematoma com agulha fina. Também se podem usar os corticoides, por via oral ou no interior da lesão, para o controlo do mesmo ao diminuir o prurito e facilitar a sua cicatrização.
No tratamento da otite interna utiliza-se drogas de amplo espectro evitando os aminoglicosídeos. Os medicamentos ototóxicos podem ser sistêmicos ou tópicos e não são recomendados em caso de tímpanos perfurados, pois levam a ototoxidade neurológica quando alcançam a orelha interna (GOTTHELF, 2007; LUCAS et al, 2015).
Dependendo da situação, são prescritos antibióticos ou antifúngicos. Um gato com dor de ouvido precisa, passada a fase crítica, ter cuidados preventivos para que os problemas em seus ouvidos não persistam. É essencial higienizar bem o animal, para que não aconteça acúmulo de cera e fluidos.
Um gato com infecção no ouvido, sente-se desconfortável; os canais do seu ouvido são muito sensíveis. Ao fazer movimentos com a cabeça, o líquido circula, causando desconforto. O ouvido começa a ficar vermelho e inflamado , soltando um fluido com um odor bastante forte. O ouvido poderá libertar um fluido de coloração escura ou amarelada.
Os gatos, comparativamente aos cães, são mais resistentes às infecções do ouvido. Portanto, achando a otite externa no gato anormal, poderá ser uma forma de alerta a nível do canal do ouvido , ou até mesmo para detectar problemas do sistema imunitário.
NÃO utilize cotonetes e NÃO tente arrancar os pelos do ouvido. Porém, alguns casos, é necessário com que um remédio de otite para gatos seja prescrito. Assim como medicações anti-inflamatórias para minimizar as dores. Outra opção para um gato com otite, é utilizar realizar uma consulta com um especialista.
Como tratar o cortisol alterado?
Como fazer a inscrição do EBSERH?
Como tratar efeito rebote de melasmas?
Como ligar um forno industrial?
Quando se iniciou o Holocausto?
Como comprar com cartão de crédito PagBank?
Como se inscrever em Jovem Aprendiz 2020?
Como ativar o injetor no Minecraft?
Como interpretar texto jornalístico?
Como identificar um predicado verbo-nominal?
Qual o prazo para dar entrada na carteira da OAB?
Como saber o número da nota fiscal?
Qual foi o primeiro império da história?
O que é preciso para se trabalhar no departamento pessoal?