Segundo a Teoria da Aprendizagem de Piaget, a aprendizagem é um processo que só tem sentido diante de situações de mudança. Por isso, aprender é, em parte, saber se adaptar a estas novidades. Esta teoria explica a dinâmica de adaptação por meio dos processos de assimilação e acomodação.
Jean Piaget
Segundo ele, a aquisição de conhecimento acontece por meio de experiências adquiridas em um contexto no qual se está inserido. Para o estudioso, a formação do conhecimento humano depende da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele vive.
Piaget depositou nos processos de assimilação e acomodação a função básica da vida, sobre a qual todas as outras manifestações que a vida possa criar estariam a ela ligadas. Ao aplicar o conceito de assimilação biológica ao terreno do comportamento e do conhecimento, Piaget deu-lhe um novo significado.
Piaget concebe o homem como sujeito ativo dentro do processo de aprendizagem, por entender o conhecimento como o resultado da interação homem-meio. Ao relacionar-se, o homem não se despoja de sua condição de sujeito ativo. Segundo (Wachowicz, citado por Matui, 1995, p.
Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais ...
34 curiosidades que você vai gostar
Com base na teoria de Piaget, a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação.
Alguns conceitos-chave de sua teoria, tais como assimilação, acomodação e equilibração foram abordados ao longo do texto. O "núcleo duro" da teoria de Piaget está na assimilação, na acomodação e na equilibração, não nos famosos períodos de desenvolvimento mental.
O ato de aprender só pertence ao próprio sujeito, desde que, este fará por si próprio e que ninguém poderá fazer isto por ele, vai depender de seu interesse, mas também dos fatores externos e internos que fazem parte do seu desenvolvimento e daqueles que estarão ali, prontos para contribuir para o seu crescimento e ...
Para Piaget, uma criança só pode se apropriar de um conhecimento se compreender seu modo de construção, isto é se puder reconstruí-lo. Portanto agindo no mundo, a criança experimenta situações que desafiam seu raciocínio, e é a partir desse desequilíbrio cognitivo que ocorre a verdadeira aprendizagem.
Sendo assim, fica claro que cada sujeito aprende a seu modo, do seu jeito, dentro de um ritmo e tempo próprios, que as intervenções internas e/ou externas são motivações, estímulos que produzem no sujeito uma forma muito especial de aprender.
Com base nos resultados de suas pesquisas, Piaget propôs a adoção de um processo educacional em que os alunos são vistos como protagonistas, e por isso abalou a teoria pedagógica tradicional que desenha a mente de uma criança como algo vazio, à espera de ser preenchida por conhecimento.
Piaget e Vygotsky nos chamam a atenção para a utilização de metodologista de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições. O método clínico-piagetiano coloca claramente esse ponto.
Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e importante estudioso da psicologia evolutiva. Revolucionou os conceitos de inteligência infantil que provocou mudança nos antigos conceitos de aprendizagem e educação. Jean William Fritz Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça, no dia 9 de agosto de 1896.
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo – PiagetSensório motor (0 a 2 anos)Pré-operatório (2 a 6 anos)Operatório Concreto (7 a 12 anos)Operatório formal (a partir dos 12 anos)
Aprender no dicionário significa adquirir o conhecimento de, ficar sabendo, instruir-se e, isso é válido para todas as situações de nossas vidas. ...
Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.
Aprender é um ato revolucionário. Por meio da educação, e de maneira coletiva, o indivíduo deve tomar consciência de sua condição histórica, assumir o controle de sua trajetória e conhecer sua capacidade de transformar o mundo.
Suas teorias mais reconhecidas são a "Epistemologia Genética" e a "Teoria do conhecimento", sendo esta última uma das teorias atuais fundamentais para os estudos cerca da pedagogia e do desenvolvimento infantil.
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios.
Na perspectiva pedagógica, os autores Piaget, Vygotsky e Wallon contribuem, com suas teorias, de forma significativa e eficaz para a compreensão do desenvolvimento humano no processo de ensino-aprendizagem.
Pode-se dizer que o grande feito de Piaget foi o de ajudar a compreender o objeto do conhecimento e os mecanismos que possibilitam a sua aquisição. Os processos de acumulação e assimilação, a prática ativa de acordo com o nível de desenvolvimento da criança e a mediação deste aprendizado pelo professor.
Piaget traz contribuições significativas para algumas áreas específi- cas do conhecimento humano, caracterizando o processo de aprendizagem e mostrando o que pode e o que deve ser feito para desenvolver o ensino ativo de forma que o aluno se sinta envolvido no processo de construção do seu conhecimento.
O aprendizado vem antes do desenvolvimento, ou seja, a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criança, o que esta aprende é a base fundamental para o seu desenvolvimento dentro do seu ciclo de vida.
Discutir, praticar e ensinar são os métodos mais eficazes no processo de aprendizagem e, se pensarmos nas práticas da metodologia passiva, fica mais fácil de entender por que é uma estratégia de aprendizagem alvo de debates e críticas nos dias contemporâneos.
A aprendizagem é um processo que envolve muito mais do que competências, comportamentos e habilidades. Ela engloba os valores e experiências que adquirimos ao longo da vida e agrupa fatores cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais.
Qual a possibilidade de engravidar uma semana antes da menstruação?
O que acontece numa crise de ansiedade?
Quantos jogadores tem o FIFA 20?
Como compartilhar audio no facebook?
Como autenticar diploma online?
Qual o segredo de Helena Salve-se Quem Puder?
Quais são os primeiros passos para iniciar um planejamento estratégico de RH?
Porque no deserto as pessoas usam roupas pretas?
O que são iogurtes Probioticos?
O que você entende por sistema integrado de gestão e qual a sua importância para a empresa?
Pode tomar azitromicina antes de fazer cirurgia?
Como apagar histórico de compras da Amazon?
O que acontece se eu não pagar o ITBI?