Piaget (1968) diz que a afetividade constitui a energética das condu- tas, cujas estruturas correspondem às funções cognitivas, ou seja, as condu- tas humanas têm como mola propulsora o afeto, e a estrutura de como elas são e funcionam constitui o elemento intelectual.
A afetividade é uma condição necessária na constituição da inteligência” (PIAGET, 1962, p. 32). Piaget (1983) considera a emoção como a força mais elementar da afetividade e que a afetividade corresponde, além da emoção, aos sentimentos, aos desejos e aos valores que sustentam as ações e dirigem o comportamento.
A Afetividade, ao contrário do que pensa o senso comum, não é simplesmente o mesmo que amor, carinho, dizer sempre SIM, ou seja, sentimento apenas positivo, mas, segundo Wallon. O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas.
Segundo Freire (1996, p. 141), “a afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade”, mas é preciso tomar cuidado tanto com a falta de afeto como com afetos desordenados que podem descontrolar os verdadeiros sentimentos.
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
34 curiosidades que você vai gostar
Jean Piaget
Segundo ele, a aquisição de conhecimento acontece por meio de experiências adquiridas em um contexto no qual se está inserido. Para o estudioso, a formação do conhecimento humano depende da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele vive.
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo – PiagetSensório motor (0 a 2 anos)Pré-operatório (2 a 6 anos)Operatório Concreto (7 a 12 anos)Operatório formal (a partir dos 12 anos)
A afetividade é um dos fatores que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, fazendo com que o individuo aprenda através dos sentimentos, das emoções e das experiências que são trocadas na interação com o outro.
A afetividade estimula o desenvolvimento do saber e da autonomia, por meio das relações que a criança estabelece com o meio e, por isso, ela deve ser respeitada e amada em seu ambiente escolar, pois em seu processo de aprendizagem ela começa a expressar seus sentimentos e emoções, e dessa forma consegue se desenvolver ...
A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem.
Henri Wallon, tornou-se bem conhecido por meio de seu trabalho cientifico a respeito da psicologia do desenvolvimento. Criou a teoria chamada “Psicogênese da Pessoa Completa”.
Na concepção de Wallon “a afetividade tem papel imprescindível no processo de desenvolvimento da personalidade”, é uma das etapas que a criança percorre e é a primeira de todas elas. Enquanto, não aparece à linguagem, é o movimento que traduz as necessidades, garantindo a relação da criança com o meio.
O princípio da afetividade se contrapõe ao antigo paradigma que reconhecia como família somente aquela constituída através do matrimônio. Trata-se de um princípio que coloca o afeto como um valor jurídico, como elemento embrionário da estruturação familiar.
A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.
O desenvolvimento sócio-afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, desenvolvendo também o aspecto cognitivo, ...
O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes. A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.
A relação afetiva professor e alunos se apresentam com grande relevância na construção do conhecimento, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nela estão envolvidos, contribuindo para a formação integral do educando.
A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.
O Afeto no Relacionamento entre Professores e Alunos
Afeto inclui sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções em geral. O afeto deve estar presente na relação entre professor e alunos dentro da sala de aula e mesmo nas atividades fora dela.
Dito isso, veja a seguir quais são as fases do desenvolvimento infantil e suas principais características.Fase 1 – Sensório-motor. ... Fase 2 – Pré-operatório. ... Fase 3 – Operatório concreto. ... Fase 4 – Operatório formal. ... Desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional. ... Bebês – zero a 1 ano e 6 meses.
Sinteticamente dizendo, o Princípio da Afetividade é um norteador das demandas que comportam o ramo do direito das famílias (DIAS, 2016). Não menos importante e de maneira uníssona à Dias, Lôbo entende que a afetividade é um alicerce para o Direito de Família, atua sobre as relações socioafetivas e na comunhão da vida.
Quando a formação familiar tem o afeto como elemento fundamental, dá-se o nome de Família Afetiva, não importando o vínculo biológico. Essas relações surgem a partir de valores como atenção, cuidado e solidariedade.
O afeto é o ponto central da família, é o elemento essencial e vital de uma relação familiar. E a Constituição ampara todo o valor jurídico desse afeto dentro de seus princípios, particularmente no principio da dignidade da pessoa humana.
Orientação Educacional
Alguns valores como: sentir a presença do outro, sentir-se bem, perceber o olhar, o abraço, compreender o olhar das crianças devem ser resgatados na escola. Segundo Libâneo, os aspectos sócio-emocionais cooperam para a relação professor-aluno.
Algumas formas de demonstrar afeto incluem: beijar, fazer massagem nas costas ou em outras partes do corpo, acariciar, aconchegar-se, abraçar e dar as mãos, fora outros métodos específicos seus ou da relação em questão. Com os amigos, por exemplo, você pode ter um toque específico de mãos.
Pode fazer Ventosa todos os dias?
Qual a diferença entre matéria e disciplina?
Qual a cor de olhos mais rara?
Como saber se o vendedor do Amazon é confiável?
Qual a finalidade do dimensionamento?
Em que momento se consuma o crime de extorsão?
O que significa daisuki da yo?
Porque todo número elevado a 1 é ele mesmo?
O que que significa a palavra unilateral?
Quantos tipos de EPI vestimenta existem?
É possível engravidar com a mão suja?
Qual é a função do contrabaixo?
Como ajustar as margens no Google Docs?
Qual é a média de consumo da XJ6?
Quanto custa para se hospedar no Burj Khalifa?