Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.
Esse modelo é baseado na visão de que o professor é o centro do processo e detentor do conhecimento das matérias, sendo o responsável por depositar aquilo que sabe em seus alunos.
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p.
O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo.
Em vez do aprendizado mecânico e de letras e palavras descontextualizadas da vida dos educandos, o método freireano propõe partir da realidade dos alunos e de seu universo vocabular. A alfabetização ocorre mediante a discussão de suas experiências de vida, de seus problemas e de questões do cotidiano.
32 curiosidades que você vai gostar
A alfabetização consiste no processo de aprendizagem do sistema de representação dos sons da fala, ou seja, como transformamos os fonemas (sons) em grafemas (letras).
Segundo Soares (2006, p. 15): "Alfabetizar significa adquirir a habilidade de decodificar a língua oral em língua escrita [...]. A alfabetização seria um processo de representação de fonemas em grafemas (escrever) e de grafemas em fonemas".
Descobrindo as quatro fases da alfabetizaçãoPré-silábica: onde não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada;Silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma;Silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas;
O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem aos alunos o desenvolvimento das habilidades para ler e escrever com compreensão.
Dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).
A alfabetização na perspectiva do letramento consiste em ensinar a ler e escrever no contexto de práticas sociais de leitura e escrita. Em tal contexto “é falso o pressuposto de que a criança vai aprender a ler e escrever só pelo convívio com textos” (SOARES, 2003, p. 18).
Quais são as características de um bom alfabetizador? Há algumas características que eu considero fundamentais ao alfabetizador, como ser um constante pesquisador; ter clareza do currículo, compreendendo o que os alunos devem aprender; compreender a avaliação como processo essencial na aprendizagem dos alunos, etc.
O alfabetizador é um profissional do ensino de línguas e, como tal, além do domínio e das técnicas pedagógicas deve possuir sólidos conhecimentos lingüísticos tanto da língua, enquanto meio de comunicação, quanto sobre a língua, enquanto objeto de análise.
Alfabetizar é tarefa complexa, envolve conhecimentos sobre o aluno, seu desenvolvimento e aprendizagem, sobre o objeto de ensino, a escrita, e também, sobre os procedimentos mais adequados para ensinar, visto que o cotidiano escolar é marcado por singularidades.
São as chamadas hipóteses.Pré-silábica: Essa fase se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças tentam diferenciar os desenhos da escrita, identificando o que se pode ler. ... Silábica:Silábico-alfabética:Nível Alfabético:
Ferrero e Teberosky dividem as fases da alfabetização em quatro principais momentos: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Faça o teste e saiba qual o nível de alfabetização do seu filho (...PRÉ-SILÁBICO. Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. ... SILÁBICO. Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. ... SILÁBICO-ALFABÉTICO. ... ALFABÉTICO.
Segundo Magda Soares (2012, p. 47), o ideal seria alfabetizar letrando, isto é, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne alfabetizado e letrado ao mesmo tempo.
Magda Soares (2009) nos diz que na educação infantil, as crianças devem ter acesso tanto às atividades de introdução ao sistema alfabético e suas convenções, a alfabetização, como também práticas sociais de uso da leitura e da escrita, o letramento. Isto não quer dizer que devemos deixar o lúdico de lado.
A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.
Desde a gestação, o bebê escuta o som da voz da sua mãe e é inserido na linguagem. Podemos dizer que o processo de alfabetização começa aí, através dessas experiências e também daquelas em que a criança é exposta após o nascimento. A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem.
Alfabetização é a aquisição da escrita e da linguagem, na apropriação, no domínio do código linguístico do alfabeto e sua utilização para comunicação, é definida como um processo no qual o indivíduo constrói seu conhecimento, tendo um tempo para começar e terminar.
Sabemos que para alfabetizar letrando o professor deve realizar um trabalho social com a intenção de desenvolver atividades pedagógicas que busquem aproveitar a vivencia do aluno e também é necessário que o docente tenha sensibilização para melhor ajudar o educando no processo de alfabetização e letramento.
A alfabetização se constitui em uma etapa primordial nos anos iniciais do ensino fundamental que integrada ao letramento contribui para a efetuação eficaz do ensino e da aprendizagem no qual têm por objetivo que os alunos desenvolvam a escrita e a leitura, concomitantemente, tendo em vista que são processos ...
No processo de letramento é necessário que o indivíduo tenha contato constante com a leitura, o que pode ser feito por meio de jornais, revistas, livros, letras de músicas, quadrinhos e quaisquer outras fontes que permitam uma reflexão sobre o que foi lido.
Como desenvolver a escrita de uma criança?
O que deve ser objeto de prova?
Que significa a palavra decorrido?
Qual o signo que dança melhor?
Quais são as 5 habilidades socioemocionais?
Como identificar a temperatura das cores?
Quais são os dois tipos de células eucariontes existentes?
Como higienizar sua máscara de pano?
O que quer dizer investidor conservador?
Qual a diferença de contrarrazões e Contraminuta?
Qual a importância desses povos para a preservação ambiental?
Como baixar aplicativo da Internet no iPhone?
Qual a principal veia do pescoço?