Recomenda-se que a cura de umbigo seja feita imediatamente após o nascimento da bezerra, imergindo o cordão umbilical até a sua base na tintura de iodo durante aproximadamente 30 segundos. A frequência mínima a ser adotada é de 2 vezes por dia, até o dia em que o umbigo seque e se desprenda do abdômen.
dez dias
Anatomia umbilical Inicia-se assim a respiração autônoma, devido à falta das trocas gasosas placentárias e ao aumento da tensão de gás carbônico. Quando o parto é normal, a queda séptica e mumificação do umbigo se dão dentro de dez dias.
“A cura do umbigo é um dos principais manejos logo após o nascimento dos bezerros, o qual evita diversas infecções e outro problemas que esses animais podem ter no futuro.
A recomendação tradicional de tratamento baseia-se na utilização de uma forte tintura de iodo (pelo menos solução com 7% de iodo), para a imersão do umbigo por completo, por até 3 vezes em intervalos de 12 horas, inibindo assim a contaminação da área com agentes patogênicos.
Segundo ele, muitos técnicos preconizam que o procedimento seja feito até duas horas após o nascimento, o que nem sempre é possível e ainda pode ser arriscado.
Ali tem o líquido sinovial, que é o líquido presente nas articulações. Ele é um meio sensacional para o desenvolvimento das bactérias. Ao se desenvolverem, essas bactérias geram inflamação da região das articulações, que vem a provocar a junta inchada dos bezerros”.
Evite que o pet lamba a ferida, já que isso pode ocasionar a remoção dos pontos. Controle regularmente a situação dos pontos durante a recuperação. Limpe a ferida com frequência, de acordo com as instruções do veterinário. Lembre-se de ser delicado para evitar qualquer incômodo ou desconforto.
O corte do umbigo deve ser evitado. Somente deverá ser feito se for muito longo, ao ponto de tocar o chão com o bezerro em pé. Nesse caso, corte com uma tesoura limpa e desinfetada a 5 cm (dois dedos) da base de sua inserção.
Além das enfermidades infecciosas, as hérnias, as neoplasias, os defeitos congênitos e as miíases também assumem grande importância no conjunto das onfalopatias dos bovinos. Por esta razão, deverão ser sempre consideradas ao estudar as enfermidades do umbigo do bezerro.
Prepare a solução de iodo + ácido pícrico e guarde em um recipiente fechado e protegido de luz. Redistribua essa solução em frascos menores, com tampa, e entregue para vaqueiros devidamente treinados, que serão os responsáveis pela cura do umbigo dos bezerros na maternidade.
Isso porque os bezerros recém-nascidos ficam com uma porção do umbigo não cicatrizada exposta. Por essa razão, se não for cuidado da maneira correta pode ser uma porta de entrada para infecções e bicheiras. A maneira mais indicada para a cicatrização do umbigo do animal é cortá-lo de 2 a 3 dedos abaixo de sua inserção.
Redistribua essa solução em frascos menores, com tampa, e entregue para vaqueiros devidamente treinados, que serão os responsáveis pela cura do umbigo dos bezerros na maternidade. No campo, coloque a solução em um recipiente de boca larga (pode ser a tampa de um matabicheiras) e mergulhe completamente o toco umbilical nele por um minuto.
Como saber qual app está mostrando propaganda?
Como recusar uma proposta de projeto?
Quais as principais características do mofos?
Quem é o escolhido de Harry Potter?
Qual a definição de processos Segundo Thomas Davenport?
Qual é o nome feminino mais popular do mundo?
Quais os benefícios da zonas francas?
Como desvincular cartão de crédito da conta Microsoft?
Como consultar contrato Consignado Bradesco?
Como se caracteriza a anemia megaloblástica?
Qual o melhor veneno para matar baratas pequenas?
O que falar sobre você no currículo exemplos?
Quais os principais tratados e declarações de direitos humanos?
Qual o valor de 4 elevado a 0?
Quais são os fatores que influenciam na dosagem?