O Verniz Anti chama ou Verniz Retardante de Chama, tem a função de proteger a madeira contra o fogo, retardando sua queima e possibilitando maior tempo de evacuação do local. Produto a base de água, incolor, atende as normas exigidas pelo corpo de bombeiros para liberação de AVCB.
O verniz facilita a carbonização, converte os gases voláteis em não inflamáveis, tais como vapor de água e CO2. Com a aplicação do verniz forma- se uma barreira vitrificada nas superfícies da madeira, produzindo uma barreira intumescente que liberam radicais livres que inibem a reação de combustão.
Os vernizes são os produtos mais conhecidos quanto se trata de proteção de madeira. Além de realçá-la, eles são resistentes a impactos, calor, abrasão e água. Vernizes para madeira podem ser feitos à base de solventes ou de água. Este é similar ao primeiro, porém menos tóxico.
Para combater um incêndio florestal deve se ter como finalidade a eliminação de ao menos de um dos componentes do triângulo do fogo, ou seja, o material combustível, oxigênio ou o calor (FIEDLER et. al., 2000). Os retardantes são compostos químicos basicamente uma mistura de fosfato de amônio com sulfato de amônio.
A madeira, por ser um polímero natural, quando submetida ao fogo, sofre despolimerização e carbonização, alterando suas propriedades mecânicas conforme o nível de temperatura e tempo de exposição ao calor ao qual foi submetida.
Qualidade da madeira tratada
Processos | Vantagens |
---|---|
Modificação por impregnação (Furfurilação) | Resistente a fungos em contacto com o solo. Preço do composto químico menor que o da acetilação. Resistente a xilófagos marinhos. Ligeiramente resistente aos raios ultravioleta. |
Quando se utiliza madeira seca, pode-se empregar sais hidrossolúveis ou produtos oleossolúveis de 5% a 10% de concentração. O tratamento consiste em deixar as peças completamente submersas na solução por um período de aproximadamente 7 dias, ocorrendo a penetração do preservativo por absorção.
Em construções, se bem empregada, pode garantir a segurança de uma edificação em caso de incêndio. A Madeira Engenheirada é uma solução forte e resistente ao fogo. Com espessura superior a 50 mm é considerada mais resistentes que outras estruturas.
Porém, é de extrema importância conhecer um pouco sobre as opções disponíveis para saber qual o nível de proteção oferecido e como esses produtos agem na madeira. Basicamente os produtos se dividem em duas categorias, os de poros fechados e de poros abertos.
Este artigo foi visualizado 128 611 vezes. Madeira não tratada está mais sujeita a apodrecer, empenar ou rachar, mas é possível aumentar sua vida útil aplicando nela algum produto impermeabilizante.
Madeira não tratada está mais sujeita a apodrecer, empenar ou rachar, mas é possível aumentar sua vida útil aplicando nela algum produto impermeabilizante. Recomenda-se a impermeabilização para objetos de madeira expostos ao sol e à chuva (como mobília para a área externa), bem como para superfícies e bancadas de cozinha.
Existem algumas variações que além do brilho, permitem alterar a cor da madeira, podendo ser empregados para tingimento de algumas peças. Há vernizes destinados para ambientes externos e alguns ainda contam com filtro solar para minimizar o efeito de desbotar a madeira.
Como fazer o relógio da Casio apitar de hora em hora?
Como convidar para reunião no zoom?
Como recuperar a senha do portal E-cac?
Como mandar link de pagamento PicPay?
Como recolher GPS código 1910?
Como conseguir energia para um Food Truck?
Como fazer sefip com FGTS em atraso?
Como gerar Guia PIS e COFINS prorrogado?
Como gerar uma nova etiqueta no Shopee?
O que é necessário para emitir certificado de curso?
Como gerar um QR Code com link?
Como fazer edição de vídeo e colocar legenda?
Como gerar um número aleatório em C?
Como tirar 2 via do boleto da UOL?
Como gerar outra etiqueta no enjoei?
Como conviver com um esquizoafetivo?
O que é necessário para legalizar uma obra?