Galvão deixou de trazer para Londrina a pururuca, planta que os índios mais velhos utilizam para combater feridas provocadas por mordidas de cobras e que afirma poder tratar alguns tipos de câncer de pele. A casca da planta serve para fazer uma espécie de farinha, que pode ser aplicada sobre feridas.
Os tratamentos indígenas mais usados são os chamados “remédios do mato”, feitos com plantas e que são responsáveis pelo alívio da dor de 40% dos entrevistados. Existem ainda outras formas de tratar a dor, como, por exemplo, o uso de gordura animal, de enzimas, de banhos e de rituais de cura, conhecidos como pajelança.
De maneira geral, entre os índios, nas mais diversas aldeias, o tratamento e a cura de doenças é feita pelos pajés, através de práticas mágicas.
Milhares morreram no contato direto ou indireto com os europeus e as doenças trazidas por eles, pois não possuíam imunidade natural. Gripe, sarampo, coqueluche, tuberculose, varíola e sífilis são alguns dos males que vitimaram sociedades indígenas inteiras.
Um bom exemplo são as plantas medicinais utilizadas para curar feridas....A seguir falaremos das 5 principais plantas para cicatrizar feridas:
Conheça as plantas medicinais indígenas e suas funções
Medicina indígena corresponde ao comportamento orientado para obtenção e preservação da saúde através das práticas culturais dos povos ameríndios.
Doenças como varíola, sarampo, febre amarela ou mesmo a gripe estão entre as razões para o declínio das populações indígenas no território nacional, passando de 3 milhões de índios em 1500, segundo estimativa da Funai (Fundação Nacional do Índio), para cerca de 750 mil hoje, de acordo com dados do governo.
Outros conhecimentos dos índios também viraram medicamentos de farmácia – e eles fazem parte, ainda hoje, da sua caixa de remédios. Mas antes é preciso saber que doença, para índio, é algo diferente. Não se cura apenas com remédio. Exige um ritual completo, com rezas e cantos.
A incidência de doenças como a malária, a tuberculose e DSTs tem avançado sobre povos indígenas de diferentes regiões do país, o que revela a decadência do atendimento e o sucateamento da infra-estrutura de saúde.
Para compreendermos o processo de saúde–doença dos povos indígenas, é necessário lançar mão de múltiplas perspectivas, oriundas da história, da antropologia e da saúde pública. É preciso olhar para o passado a fim de entender as dinâmicas contemporâneas.
Valdés complementa dizendo que os povos indígenas já conheciam mais de duas mil plantas medicinais e eram capazes de realizar operações e cuidar de fraturas ósseas. Tinham, ainda, técnicas mais avançadas de obstetrícia do que as da Europa, à época.
Como se faz o limpa alumínio caseiro?
Como rotear internet Wi-fi para outro celular?
Como inserir números de páginas diferentes no Word?
Como desativar bloqueador Quantum?
Como montar a caixa d'água acqualimp?
O que fazer quando o gesso molhar?
Qual o melhor horário para tomar o Tetralysal?
Como classificar e separar as sílabas?
Para que serve o acetato de ciproterona?
Como separar em sílabas a palavra museus?
Como se separa a sílaba de fotografia?
Como dormir com a perna enfaixada?
Como separar a palavra egoísta?
Como tomar banho com o joelho engessado?