Em resumo, os artistas que compõem o pós-impressionismo buscavam novos estilos, determinado por novos conceitos e formas, mas ainda assim utilizando intensamente elementos como a luz e a cor em suas obras.
O pós-impressionismo pode ser vagamente definido como uma rejeição da preocupação dos impressionistas pela representação naturalista de luz e cor em favor de uma ênfase nas qualidades abstratas ou no conteúdo simbólico. Portanto, inclui o neoimpressionismo, o simbolismo, o cloisonismo, o sintetismo e o posterior.
O Pós-Impressionismo abrange um período que vai desde a última exposição impressionistas, em 1886, até os primeiros anos do século XX, com o surgimento do movimento de vanguardas artísticas. Embora tenha levado somente duas décadas, o Pós-Impressionismo trouxe uma inovação artística significativa.
As telas eram pintadas ao ar livre, o objetivo era criar obras espontâneas, inspiradas na natureza. A primeira exposição pública impressionista foi realizada em 1874, em Paris, onde participou o expositor Claude Monet, autor de Impressão: O Nascer do Sol, (1872), tela que deu origem ao nome do movimento.
Os pós-impressionistas viam o movimento anterior como algo superficial, frio, que não retratava os acontecimentos sociais e não expressava o íntimo do autor. Por isso, eles buscaram novos conceitos e formas, aprofundando nos temas e emoções.
45 curiosidades que você vai gostar
Dessa forma, a principal diferença entre o impressionismo e o pós-impressionismo é que enquanto o primeiro prestigiava questões técnicas, como a luz natural e a pintura ao ar livre, o segundo, além da técnica, valorizava a expressividade e a emoção no momento da criação.
Os pós-impressionistas valorizavam a expressão do lado subjetivo, humano, emocional e sentimental. ... Em resumo, os artistas que compõem o pós-impressionismo buscavam novos estilos, determinado por novos conceitos e formas, mas ainda assim utilizando intensamente elementos como a luz e a cor em suas obras.
Pintura impressionista
Os pintores da arte impressionista costumavam produzir suas telas ao ar livre. A intenção era capturar as tonalidades que os objetos refletiam segundo a iluminação solar em determinados momentos do dia. Esse movimento foi um divisor de águas para a pintura.
Desde a sua concepção, a pintura impressionista foi definida por um conjunto de características que incluem:contornos pouco nítidos;sombras luminosas e repletas de cores;fortes contrastes entre cor e luz determinados pela lei das cores complementares;registro dos tons das cores de acordo com a luz solar;
As duas vertentes pós-impressionistasIntrodução.Digital, CacauLimão Comunicação. ... Digital, CacauLimão Comunicação. " ... Vincent van Gogh.Cézanne e a "natureza-morta"As Vertentes:"Natureza Morta" (1894) & "Os Jogadores de Carta" (1840-1906) ambos de Cézanne.O Neoimpresionismo de Seurat.
O que é o Impressionismo:
A principal proposta do impressionismo era mostrar, através das artes plásticas, principalmente a pintura, os efeitos da luz no ambiente, além de apresentar as impressões pessoais dos artistas quanto ao que observavam, através de cores primárias (também chamadas de cores puras).
O movimento pós-impressionista surgiu como uma intelectualização do Impressionismo, entendido pelos artistas que o integraram como um método empírico de perceção da realidade. O pintor G. Seurat foi considerado o principal teorizador deste movimento e o primeiro a desenvolver a técnica do pontilhismo.
A importância do cubismo para a história da arte mundial deve-se, principalmente, por romper com os padrões clássicos que existiam naquele período, quando a representação realista da natureza e a perfeição das formas eram as principais marcas estéticas.
A exposição apresenta aspectos específicos da produção artística pós-impressionista, realizada do final do século XIX ao início Cubismo, que estabeleceu as relações de continuidade e ruptura com o Impressionismo – movimento que a antecedeu e do qual partiram muitos dos artistas –, retratando as características deste ...
O fauvismo ou fovismo foi uma tendência artística associada à pintura. Iniciado em 1901, tinha como característica principal o uso de cores puras, sem misturas e intensas nas telas. A corrente tinha como objetivo apresentar temas leves, serenos e que mostrassem a beleza do cotidiano.
Pode-se afirmar que nas pinturas impressionistas:
As formas dos objetos são pesadas, e os volumes acentuados pelo uso da luz e sombra. O uso da perspectiva e o excesso de linhas de contorno transformaram a cor num elemento secundário.
O que mais interessou aos pintores impressionistas foi a captação momentânea da luz na atmosfera e sua influência nas cores. Já não existiam a linha, ou os contornos, nem tampouco a perspectiva, a não ser a que lhes fornecia a disposição da luz.
O Impressionismo é um movimento que consiste em uma nova representação da realidade e que inicia uma reviravolta na arte da época. Na década de 1850, Monet e Manet se inspiram também nas estampas japonesas, especialmente as de Hokusaï e Hiroshige.
Embora existisse uma grande diversidade na arte pós-impressionista, tanto em questão de técnica quanto em relação ao estilo, é possível elencar algumas das principais características desse movimento, como: ... uso de técnicas de pontilhismo; emprego da teoria das cores; utilização de técnicas de luz e textura.
Os artistas e obras do pós-impressionismo não foram bem aceitos pelo público, assim como as artes impressionistas. Os estilos foram rejeitados, pois eram criados a partir de uma grande diversidade e, assim, não eram considerados homogêneos profissionalmente nem em relação ao estilo.
Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões. Preferência pelo patético, trágico e sombrio.
A diferença está na visão estética: os impressionistas manifestam o momento em que a ação está acontecendo, originando novas maneiras de captar a luz e as cores, dando grande importância à luz natural. Entre os exponentes do impressionismo, destacam-se: Monet, Manet, Renoir, Sisley, Degas e Pissarro.
O expressionismo é um movimento artístico que se opõe ao impressionismo e defende a perda do controle consciente no ato da criação para que a realidade seja transformada pela expressão (visão) particular do artista.
O pontilhismo é uma técnica de pintura que surgiu na França no final do século XIX com o movimento impressionista. Essa técnica de pintura é bastante diferenciada porque os pintores fazem suas artes não com largas pinceladas, mas com pequenos pontos de cores lado a lado, muitos próximos, sem mesclar as cores.
Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.
O que é paladar para educação infantil?
Como trabalhar o tema saúde na escola?
Como trabalhar para uma empresa na internet?
Como trabalhar o sentimento saudade?
Como funciona o projeto interdisciplinar?
Qual o tipo de raiz da goiaba?
Qual é o tipo de redação que cai no vestibular?
Como é feito o cálculo do reflexo de horas extras?
Como é o estilo de prova da AOCP?
Como são as produções de filmes de ficção científica?
Qual a diferença entre aulas remotas e EaD?
Qual melhor remédio para desconforto estomacal?
Como é a prova do vestibular EAD Anhanguera?