Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). ... Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).
Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal. ... O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.
O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, tem a função de completar o verbo ...
Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração. Se o sujeito e o verbo conseguem obter a resposta para “o que” com o restante da frase, temos um objeto direto. Veja alguns exemplos para facilitar:
O objeto direto pode ser representado por: A vizinha abandonou o gato. Não esperava um não. Vou fazer o quanto puder. Não suporto mais isto! Deixei-a na escola e fui trabalhar. Explique-nos, já! Leia Pronomes oblíquos e Pronome oblíquo átono. O objeto direto pode, ainda, ser representado por uma oração subordinada substantiva.
Sintaxe : como IDENTIFICAR o OBJETO DIRETO e o OBJETO INDIRETO na oração... IDENTIFICANDO O OBJETO DIRETO... VERBO, mas PELO VERBO da oração).
Qual a importância do processo logístico?
Por que é seguro viver em Hiroshima e Nagasaki mas não em Chernobyl?
O que é um cartão de crédito Pré-pago?
Como saber se a lente do óculos de sol é boa?
Como atualizar o Windows pelo ISO?
Quais são as estruturas básicas do projeto?
Onde encontrar textos Dissertativos-argumentativos?
Qual a duração das penas restritivas?
Como funcionam as feiras medievais?
Qual é a desvantagem do plástico?
Como deixar a voz mais bonita no WhatsApp?
Quanto ganha um atleta paralímpico medalha de ouro?
Porque bebê de 3 meses acorda muito à noite?
Quem são os pais de Regina Duarte?